O comércio de Sorocaba está otimista para o período de Volta às Aulas 2023 e apostou em estratégias para aumentar o faturamento. A expectativa é de um crescimento de 10% nas vendas de materiais escolares comparado ao ano passado, segundo o empresário do ramo de livrarias e papelarias, Nivaldo Madureira, diretor de uma das mais tradicionais lojas da cidade.
Nacionalmente, as vendas de materiais escolares devem somar R?17,8 milhões em 2023, de acordo com a projeção da Pesquisa de Inteligência de Mercado Globo. O setor vem se recuperando gradualmente desde a pandemia de Covid-19, que afetou as aulas e, consequentemente, o consumo das famílias.
Para essa retomada, Nivaldo conta que a livraria e papelaria Pedagógica se preparou para atender a alta demanda do início do ano investindo em tecnologia para oferecer mais facilidades aos consumidores. Entre as novidades para o Volta às Aulas 2023 está uma plataforma para solicitação de orçamentos e também de separação de materiais, que trarão mais praticidade no processo de compra.
Pelo site da papelaria, os consumidores realizam um cadastro, enviam o pedido e recebem a lista completa de preços com as opções de itens mais baratos disponíveis na loja. O orçamento é encaminhado por um aplicativo de mensagens, onde os interessados podem prosseguir com a compra.
“Estamos no ramo há cinco décadas e todo ano a gente se prepara para o volta às aulas com inovações e mudanças. Essa nova plataforma dentro do nosso site permite que o cliente tenha praticidade, pois ele apenas envia uma foto da lista e nossa equipe faz todo o processo de separar e comparar preços. E se ele optar por fechar o orçamento com a gente, ainda pode escolher se prefere receber em casa ou retirar os materiais presencialmente”, explica Nivaldo.
Além da plataforma para solicitar orçamento, os consumidores contam com a opção de pedir apenas a separação dos materiais das marcas que têm preferência e conferir a lista com o auxílio de um atendente quando for finalizar a compra na loja.
“A cada ano, o consumidor está mais exigente e o comércio precisa inovar e se atualizar para conquistar o público. Então essas foram formas que encontramos para trazer mais conforto, afinal ele encontra tudo o que a lista escolar pede em um só lugar e tem variedade de marcas e preços”, afirma.
Contratações
Para atender a demanda prevista, o varejo costuma fazer novas contratações. Na Pedagógica, devido à grande procura de consumidores de toda a região, além da loja dispor de entregas por delivery para Sorocaba e Votorantim e atender o mercado nacional por meio do e-commerce, foi necessário aumentar o número de colaboradores.
“Desde o final do ano passado, aumentamos o quadro de colaboradores em 40% para atender à demanda e garantir o bom funcionamento das operações tanto na loja física quanto pelos canais digitais. Foram preenchidas vagas para vendedor, operador de caixa, entre outras”, conta Nivaldo.