Educação

5 de fevereiro de 2024

Readaptação das crianças ao ambiente escolar na volta às aulas

O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas, o período de volta às aulas é um momento de novos desafios e oportunidades. Com a chegada do novo ano letivo a expectativa de alunos e responsáveis é grande. Mesmo quando não há mudança de escola, a mudança de professores, do espaço físico (sala de aula) e de alguns amigos é suficiente para gerar insegurança.

Os sentimentos dos estudantes alternam-se entre euforia e entusiasmo por rever amigos e professores e, ao mesmo tempo, medo de não ser aceito ou de “não dar conta” desta nova etapa.

A retomada marca um novo ciclo de aprendizagem e adaptação, principalmente para o Ensino Médio que se adequa às novas diretrizes curriculares, onde o educando assume o protagonismo da sua própria aprendizagem, definindo suas preferências e, assim, assumindo sua trilha do conhecimento, amparado pelos professores.

Além de gerar expectativa, o período de volta às aulas, como todo recomeço, é uma excelente oportunidade para criar novos hábitos, superar dificuldades e modificar o que não foi positivo no ano anterior. 

É importante que os pais demonstrem confiança e apoiem seus filhos nesta fase, conversar com eles também é fundamental. É bom ficar atento, se a ansiedade natural do 1º dia tornar-se um sofrimento para a criança deve-se procurar a escola. Se a criança está mudando de escola, a atenção deve ser redobrada.

Com esse cenário à vista, é importante que estudantes e responsáveis se preparem com antecedência para a transição das férias ao retorno escolar.

Reunimos algumas dicas para a volta às aulas.

 Mude a rotina aos poucos 

A adaptação a uma nova rotina é essencial e, com isso em mente, não tente mudar tudo de uma só vez.

Comece aos poucos, ajustando os horários de sono e refeições gradativamente alguns dias antes de as aulas começarem. Essa movimentação ajuda a minimizar o choque da mudança repentina e faz com que crianças e adolescentes se adaptem mais facilmente. 

Ter uma rotina organizada pode auxiliar na criação de bons hábitos, na potencialização do desempenho acadêmico/profissional, no aumento da produtividade, em manter o foco nas prioridades e também na diminuição dos níveis de ansiedade e estresse.

Converse sobre medos e inseguranças

É normal que as crianças e adolescentes tenham medo e inseguranças nesse período. Eles podem estar preocupados com a nova carga de conteúdos, os novos professores e colegas de sala. Converse, deixe o canal de diálogo aberto fortalecendo assim a confiança entre vocês e aumentando a segurança deles.

Não ofereça recompensas 

Evite associar o retorno à escola com recompensas materiais – essa prática pode criar uma relação de condicionalidade entre a frequência e os “benefícios” oferecidos, às crianças e adolescentes precisam compreender a relevância do ambiente escolar para as suas formações. Logo, incentivar a motivação intrínseca e destacar a importância do aprendizado são os melhores caminhos a serem seguidos. 

Ajude na organização

Organizar com a criança um local próprio para estudar em casa. O material deve estar à mão: revistas, livros, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor, etc. Estabelecer horários para tarefas de casa, televisão, computador e organizar um quadro de horários com as atividades semanais e afixá-lo em local visível.

Respeito e empatia no retorno

É necessário fortalecer o exercício do respeito e da empatia neste retorno. Com consideração ao espaço do outro e consciência do impacto que a atitude de um indivíduo tem na vida de todos. É preciso respeitar as opiniões e os espaços e divergir sem ofender.

O processo envolve diálogo, compreensão e paciência com crianças e adolescentes.

 Lucas do Liceu é Gestor Educacional, CEO do Grupo Liceu e Vereador em Itaquaquecetuba