Encontro reúne educadores, gestores públicos, privados e interessados na pauta, dia 20 de setembro, para discutir ações de promoção de saúde mental e qualidade de vida
O The Wellbeing Summit São Paulo, evento que tem como principal objetivo promover a conscientização sobre o bem-estar nas organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino e empreendedores sociais, terá a sua primeira edição no dia 19, em São Paulo e, no dia 20 de setembro, em Sorocaba. O Centro Universitário Facens é o organizador do último dia de encontro que é gratuito e acontece no campus da Instituição, com discussões sobre bem-estar na educação e nas universidades a fim de promover um movimento em prol da importância desse tópico no contexto educacional.
A programação do dia 20 de setembro, na Facens, inclui uma série de atividades que abordam diferentes facetas do bem-estar, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora. O evento terá início às 10h com café da manhã e apresentação musical e se estenderá até as 18h30, abrindo espaço para discussões, palestras e interações.
O evento conta com a participação de experts como Michelle Prazeres do Instituto Desacelera, Alejandra Garza do The Wellbeing Project, Wellington Nogueira da Associação Doutores da Alegria, Mozart Neves, catedrático da USP de Ribeirão Preto, Daniel Calmanowitz, monge budista, entre outros profissionais. Para conferir a programação completa e informações sobre os palestrantes, acesse.
A participação em Sorocaba é solidária e gratuita. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 15 de setembro pelo site e doar 1kg de alimento não perecível, como arroz, feijão, café, fubá, macarrão, extrato de tomate, açúcar ou farinha de trigo. Toda a arrecadação será destinada à comunidade indígena Guyra Pepó, localizada em Tapiraí (SP).
Para se inscrever no dia 19 de setembro, na programação que acontece na capital paulista, acesse aqui.
Bem-estar em pauta
Para o Centro Universitário Facens, o bem-estar é uma pauta institucional que deve ser promovida e fomentada em todos os ambientes da academia. O Laboratório de Colaboração Socioemocional (Enlace) desenvolveu um ecossistema de bem-estar através de espaços sensoriais e integrativos, atuação com e para os professores e um currículo autoinstrucional e gamificado direcionado aos alunos de graduação.
O programa envolve a construção do conhecimento conjunto entre alunos e professores e promove ações de acompanhamento e vivências dentro e fora de sala de aula para enriquecer a experiência de aprendizagem por meio do bem-estar, do florescimento e saúde mental.
Conheça o site do ENLACE
A Facens ainda desempenha um papel significativo no The Wellbeing Project e é a única instituição latino-americana entre as quatro lideranças da rede “The Higher Education Network”, trabalhando junto à Mondragón University, da Espanha, HighPoint University e Georgetown University, dos EUA. Essa rede global de bem-estar no ensino superior concentra esforços na promoção de iniciativas sobre o tema dentro das universidades, buscando assim impulsionar mudanças sociais positivas.
“Nossa parceria com o The Wellbeing Project, ao lado de instituições renomadas internacionalmente, destaca o poder da colaboração global na promoção da mudança social. É com grande satisfação que lideramos essa rede unindo esforços para impulsionar iniciativas que impactem positivamente nossas comunidades e sociedade como um todo”, afirma Thais Beldi, diretora de Estratégia e Inovação do Centro Universitário Facens.
Sobre a Facens
O Centro Universitário Facens é um grande hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos práticos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, signatário do Pacto Global e a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, em um espaço verde de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no MEC e com ótimas avaliações nas demais categorias do Ministério da Educação e no ranking Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão) somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 46 anos de história sempre priorizaram a integração da Academia ao Mercado, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus alunos e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas ao futuro.