Esportes

12 de setembro de 2022

Atleta sorocabano é campeão nas Paralimpíadas Escolares representando a Seleção Paulista

O atleta sorocabano Isaac Carvalho, de 16 anos de idade, sagrou-se campeão na modalidade de Atletismo, integrando a Seleção Paulista na terceira fase regional das Paralimpíadas Escolares 2022, no Centro Paralímpico (CT) Brasileiro, em São Paulo, e cujo encerramento oficial ocorreu nesta sexta-feira (9).

O atleta faz parte do projeto de Atletismo da Associação Criança Feliz (ACD) de Sorocaba, entidade parceira da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav). Isaac consagrou-se campeão dos 100 metros da Classe T54 e obteve duas medalhas de bronze, sendo uma no lançamento do dardo e outra no arremesso de peso, na Classe T55.

Essa foi a primeira convocação de Isaac para representar o Estado de São Paulo, que ficou campeão da atual etapa por ser a delegação que mais pontuou nas três modalidades que fizeram parte do programa da competição: atletismo, natação e bocha. Os paulistas conquistaram 143 medalhas de atletismo, 221 de natação e 14 de bocha, num total de 378 pódios.

Isaac treina em Sorocaba desde 2021. “As Paralimpíadas Escolares são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Isaac começou já conquistando três medalhas e ainda auxiliando a equipe a ser campeã. É motivo de muita alegria para todos e, ainda, por levar o nome de Sorocaba a um evento tão importante”, comentou o secretário da Sequav, Pedro de Souza.

As Paralimpíadas Escolares 2022 são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Neste ano, a competição tem novo formato, com três fases regionais e uma nacional. Os três primeiros colocados nas regionais de atletismo e natação se classificaram automaticamente para a última fase. Já, na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistaram a vaga.

“Nós, da Associação Criança Feliz, ficamos muito felizes com a convocação de Isaac para as Paralímpiadas Escolares. Essa competição é muito importante para quem inicia no Esporte Paralímpico. É um estímulo para continuar treinando e alcançando cada vez melhores resultados”, destaca Willian Santos, treinador de Issac e gestor técnico.

Ao todo, a fase regional, que se encerrou nesta semana, contou com a participação de cerca de 600 atletas com deficiência em idade escolar. Porém, ao todo, são cerca de 3 mil atletas, em todas as etapas. A grande final nacional está marcada para ocorrer de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no CT Paralímpico.