Esportes

2 de setembro de 2022

Xadrez e skate são destaques das novas ações da Semana do Esporte Educacional de Sorocaba

Nesta quinta-feira (1), dando continuidade às comemorações da Semana do Esporte Educacional, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), foi a vez de dar espaço a um esporte que envolve, principalmente, o raciocínio lógico: o xadrez. A ação, aberta ao público, foi realizada no térreo do Paço Municipal, com a participação de alunos de três escolas: E.M. “Luiz Almeida Marins” (Júlio de Mesquita Filho), E.M. “Flávio de Souza Nogueira” (Vila Fiori) e E.M. “José Carlos Florenzano” (Jd. Santa Esmeralda).

“Hoje é Dia do Profissional de Educação Física e não poderia ser mais propício para vir aqui e fazer uma homenagem a esses profissionais que têm feito um trabalho incrível com o projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que também prestigiou o evento ao lado do secretário da Educação, Marcio Carrara, e da secretária Jurídica e de Administração, Luciana Mendes.

Os estudantes se dedicaram a fazer os jogos em disputas simples ou em duplas e também gostaram muito da possibilidade de competir com colegas das outras escolas. Alguns munícipes e funcionários públicos também deram uma espiada na atividade, para arriscar uma jogada com os alunos participantes, de turmas do 3º, 4º e 5º anos dessas escolas.

“Notamos que, desde que iniciou o projeto, os alunos têm gostado muito das aulas de xadrez. Muitos preferem jogar em duplas e, em geral, todos têm muita disponibilidade em ajudar os outros, inclusive ensinando as jogadas. A prática do xadrez estimula o raciocínio lógico, o respeito pelo outro e promove o tratamento igualitário entre todos. Também é inclusivo. Temos dois alunos especiais participando, com transtorno do espectro autista, e eles estão muito bem integrados à equipe. Vemos que o xadrez também desperta essa empatia nos alunos”, descreve a professora Renata Brocco Kumagai. Além dela, participaram os professores Sérgio, da E.M. “Luiz Almeida Marins”, e Sabrina, da E.M. “José Carlos Florenzano”.

Todos os alunos participantes receberam um brinde especial, o “Meu primeiro livro de xadrez”, um livro-brinquedo que traz também as peças e o tabuleiro para o treino do jogo.
“Achei muito legal poder vir jogar aqui, na Prefeitura. Eu nunca tinha vindo até aqui e até me emocionei”, conta o aluno Davi Lucas, do 5º ano da E.M. “José Carlos Florenzano”. Após as jogadas, os alunos também foram convidados pelo prefeito Rodrigo Manga a conhecer o seu gabinete, no 6º andar do Paço, e de lá apreciar a vista da cidade, ao lado do chefe do Executivo.

Esporte radical e muita emoção na pista

A quadra da E.M. Prof.ª “Maria Domingas Tótora de Goes” transformou-se, na tarde de quarta-feira (31), em uma movimentada pista de skate. É que a escola recebeu mais uma ação da Semana do Esporte Educacional.

A prática do skate, que é uma das modalidades do projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, esteve entre os destaques da programação. A atividade, restrita à comunidade escolar, teve convidados muito especiais, como o secretário da Educação, Marcio Carrara, o vereador Silvano Júnior, integrantes da Associação de Skatistas de Sorocaba (Asks) e alguns skatistas profissionais e amadores que representam Sorocaba em competições.

Entre os participantes, o skatista André Paka, que representou a Asks e a Federação Paulista de Skate; o skatista profissional Bruno Placca; o skatista de Freestyle Bruno França, que já competiu em vários eventos mundiais; o sktista de Downhill e atual campeão brasileiro desse estilo, Fabrício Rodrigues; o skatista profissional Pablo Cavalari e os skatistas amadores Max Rodrigues e Lucas Gralha. Também estiveram presentes os praticantes mirins dessa modalidade Nathalia e Rafinha, de 11 e 9 anos, respectivamente, ambos alunos da rede municipal de ensino.

Todos fizeram exibições e mostraram aos estudantes e público presente um pouco do que sabem fazer sobre o shape de skate. Ainda, ajudaram a garotada a também realizar algumas manobras, com André Paka como o narrador oficial do evento.

“Com ações, como essa, vemos o quanto o esporte pode ser inserido no dia a dia das crianças e os muitos benefícios que proporciona. Estamos tendo a oportunidade de sermos inovadores nas ações da Secretaria e esta prática esportiva é prova disso”, afirmou o secretário da Educação.

“Atualmente, o skate é considerado esporte olímpico e foi bastante divulgado nas últimas Olimpíadas, de Tóquio. Mas, para nós, que praticamos, já é considerado um esporte há muito tempo. Por isso, é muito bom vir aqui e ver que está ganhando esse espaço todo dentro da escola, que proporciona um treinamento correto e uma aproximação do esporte com as crianças”, destacou André Paka, representante da Asks e da Federação Paulista de Skate.

O campeão brasileiro Fabrício, que conquistou o título nacional na chamada “Ladeira da Morte”, em São Paulo, disse gostar muito de participar da iniciativa. “Vi muita energia aqui, muita alegria da garotada, e o skate é isso, é diversão! Mas é também um esporte cada vez mais valorizado”, pontuou.

A aluna Valentina também pôde demonstrar um pouco do que já aprendeu a fazer sobre o skate, nesses meses em que o projeto está ativo na escola. “Estou gostando muito de fazer parte do projeto. Aprendi muito e quero continuar me desenvolvendo com as aulas”. Sua colega, Lívia, completou: “Estou muito feliz por estar nas aulas de skate do professor Bruno e hoje é um dia muito especial pra mim”.

Graciele Roberta Amaro Cafisso hoje é mais conhecida por ser a mãe do Rafinha, um dos skatistas mirins que foram a sensação do evento. Com nove anos, o garoto, que estuda na E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, já participou dos campeonatos paulista e regional. Nathalia Cafisso, de 11 anos, é prima de Rafinha e também vem se destacando no esporte e em competições. Aluna da E.M. “Matheus Maylasky”, a sua mãe, Michele Apolinário Cafisso, conta que ela divide o tempo entre os estudos e as manobras radicais, ambos com incentivo das avós também. “Além de participar de competições, está muito entusiasmada por poder praticar o skate hoje, aqui, dentro da escola.” No fim, o que se viu é que, além dos veteranos das pistas, os atletas mirins do esporte também já influenciam a nova geração de skatistas.

“A 1ª Semana do Esporte Educacional, prevista em calendário escolar, até aqui, superou em muito nossas expectativas. Cada ação com sua peculiaridade, permitindo a participação de todos. É muito gratificante!”, finaliza a gestora de Desenvolvimento Educacional, Priscila Cristina Gaspar Diogo.