Curta-metragem “HUDI-FEDEGOSO-ROCHA”.

Auditório Municipal Francisco Beranger - Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 - Centro, Votorantim - SP

03 e 04/05
19h30

Estreia no dia 3 de maio em celebração a um dos maiores artistas do circo-teatro.

Sessões inaugurais, em Votorantim (SP), são gratuitas e serão encerradas com bate-papo com artistas da velha guarda do circo-teatro Guaraciaba e com a equipe técnica da produção do curta.

Nos dias 03 e 04 de maio, o Auditório Municipal Francisco Beranger, em Votorantim (SP), será palco para a estreia do curta-metragem “HUDI-FEDEGOSO-ROCHA”, uma homenagem à vida e obra de Hudi Rocha, o lendário palhaço Fedegoso do Circo-Teatro Guaraciaba. As sessões serão gratuitas e terão início às 19h30. Ao final, o público será convidado a interagir com os artistas da Velha Guarda, que participaram das gravações, além da equipe de produção do filme.

Guilherme Telli, diretor do curta, conta que, após essa primeira exibição, o curta será disponibilizado para as escolas municipais e espaços culturais de Votorantim por seis meses. “Posteriormente, nossa intenção é inscrevê-lo em festivais no Brasil e no mundo. Após um ano, lançaremos o conteúdo completo nas redes sociais”, revela. O curta-metragem “Hudi-Fedegoso-Rocha” é um projeto contemplado pelo Edital 2023, do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.

O curta seria uma homenagem em vida, com o próprio Hudi em cena, porém o protagonista faleceu em julho de 2023. Além de diretor do curta, Telli também é ator, palhaço e arte-educador. “Tive a honra de dividir o palco com ele diversas vezes, o que levou à ideia de realizar esse projeto para homenageá-lo”.

Mais de 70 anos de carreira

HUDI-FEDEGOSO-ROCHA retrata os mais de 70 anos de carreira do eterno palhaço Fedegoso e seu intérprete, Hudi Rocha, que dedicou toda sua vida à arte e é considerado um dos maiores artistas do circo-teatro brasileiro.

O projeto contará com depoimentos de outros artistas e familiares que fizeram parte da trajetória do palhaço, inclusive das três últimas remanescentes da Velha Guarda do Circo-Teatro Guaraciaba: a própria Guaraciaba Malhone, filha do proprietário do circo, o Palhaço Pirolito; Iracema Cavalcante, que fez diversos duetos com o Hudi, como a Palhaça Fedegosa; e dona Ediméia Rocha, esposa do Hudi e uma grande atriz dos palcos do circo. O curta também vai exibir imagens de arquivo que retratam toda a trajetória de Hudi.

A produção do curta também contou com depoimentos emocionantes de Hudson Rocha, filho de Hudi e também palhaço, além dos amigos Renato Augusto Borges e Dionísio Zangalli.

História de vida

Hudi Rocha nasceu dentro das lonas do circo, no dia 22 de setembro de 1939, em Araçariguama (SP). Com três anos, iniciou sua trajetória como o palhaço “Preguinho”, personagem que interpretou por onze anos no circo da família. Em 1954, no Circo Novo Mundo, conheceu a primeira esposa, Zulméia da Rocha Camargo, com quem teve cinco filhos e, tempos depois, formaram o Duo Rocha, uma dupla musical. Ainda no Circo Novo Mundo, Hudi deu vida ao personagem que o acompanharia pela vida toda, o palhaço Fedegoso.

O artista foi proprietário de vários circos, um deles foi a companhia Circo Irmãs Rocha, idealizado em homenagem às filhas. Em 1963, foi convidado por Antônio Malhone para trabalhar no Circo Guaraciaba, onde iniciou os trabalhos com o circo-teatro e obteve destaque com o Duo Rocha, formado com seu filho Hudson Santos da Rocha Camargo, o palhaço Kuxixo, que já foi considerado um dos cinco melhores do Brasil e foi fruto do segundo casamento de Hudi, com Ediméia Rocha.

O artista circense já participou de projetos em Sorocaba, onde se apresentava para crianças na Biblioteca Infantil, e foi contemplado com o Prêmio Palhaço Carequinha, do Ministério da Cultura, em reconhecimento ao seu trabalho.

Ingressos:

Gratuito

Censura:

Livre Veja no mapa