Listas

20 de junho de 2022

Cantores sorocabanos que você precisa prestigiar

É muito importante valorizarmos a cultura da nossa região, do lugar onde moramos, crescemos e nos transfiguramos. E Sorocaba esbanja essa cultura em forma de talento.

Para os amantes de uma boa música, separamos alguns cantores sorocabanos, para você curtir e valorizar a cultura e os artistas da cidade.

Vem conferir!

Camila Souza é cantora, compositora, professora e também vocalista na @safariouflora
Recentemente a cantora lançou um novo single “Deixe estar”, você pode ouvir pelo link:


FERNANDA TEKA é Cantora e compositora de Sorocaba/SP.
Com mais de 8 anos de carreira, ela que foi integrante do grupo Autoconceito e da banda Arroeira, iniciou este ano sua carreira solo com o lançamento “Babalu”, single em parceria com o músico Vinícius Paes, que está em todas as plataformas digitais.

Foi vocalista e compositora no grupo de rap, Autoconceito, de 2013 a 2019 e com este lançou dois discos autorais se apresentou em importantes canais de música como Showlivre e Sofar Sounds.
Ganhou o “Prêmio de Cultura Hip Hop” da Funart em 2014 e em 2018 foi eleita “Revelação Musical”, através da votação do público, pelo jornal ROL.

Em 2019 formou a banda Arroeira, ao lado do percussionita Manu Neto da violonista Menian Miranda. Lançaram músicas autorais e uma delas, intitulada “Meu mundo” foi premiada na Mostra Confaca (Confraria de Autores de Canções, de São Roque/SP), em 2020.

Hoje se apresente em diversos formatos, com repertório de brasilidades e também segue com projeto de samba-rock em banda.

Você pode conferir os trabalhos da cantora pelo link:


Lalis tem a Banda Saravá como seu primeiro projeto musical autoral, no qual teve a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e técnicas vocais, assim como desenvolver seu potencial criativo na composição musical.

Anteriormente ao projeto da Saravá, havia feito participações em shows do seu irmão Júlio Moura, cantando algumas canções.

Juntamente a essas participações, em 2017, Laís iniciou seus estudos em canto popular no Conservatório Orpheus em São Paulo e hoje está no segundo semestre do curso de Canto MPB/JAZZ do conservatório de Tatuí.

Além da Saravá, atualmente ela desenvolve seu projeto solo que leva seu nome, com foco no RnB e no pop.

Assista “Você me vira a cabeça” no YouTube:


Cantor, compositor, violonista e guitarrista, criado em Fortaleza – CE.

Nascido em um berço com o pai e irmão músicos iniciou os estudos na música aos 11 anos e aos 13 já se apresentava ao lado de Munir Chaves, seu pai.

Em 2018 ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Já percorreu palcos em Marabá-PA, Fortaleza-CE até chegar em Sorocaba-SP, onde reside e se apresenta desde 2020.

Neste mesmo ano lançou seu primeiro single, intitulado “Ritual de Amor”, em todas plataformas digitais, o qual compôs, arranjou e gravou todos os instrumentos.

Em 2021 sua música “Afeto” foi selecionada para o quadro Caixinha de Música no Festival FEBRE.

Confira seu trabalho:


Instrumentista, cantor e compositor do interior de São Paulo, Matheus Crippa fundamenta seu trabalho na cultura popular e na canção popular brasileiras. Músico formado pela Unicamp, lançou seu primeiro trabalho autoral solo em 2017, o EP intitulado “Entremeios”, cuja faixa “Se eu nascer de novo” foi premiada em 2º lugar no 11º Prêmio de Música de Sorocaba, em 2018.

Ao longo de 2021, lançou os singles “Afoxé Branco”, “Mareia” e “Papel e Caneta”, com participações de Silvanny Sivuca, Marissol Mwaba e Dandara Manoela. As faixas integrarão o EP “Íntimo”, com previsão de lançamento em 2022. Neste ano gravou o programa “Musica e resistência” pela TVT.

Crippa evoca em sua linguagem musical as poéticas e sentidos comuns ao universo das rodas de samba.

Em 2022 fez a direção musical do show “Samba de Dandara canta as matriarcas do samba” no Sesc Itaquera, com a participação de: Raquel Tobias, Anná, Samantha Souza e Jessica Américo. Também dirigiu o show “Calor” da cantora Jessica Gaspar na Virada Cultural de Sao Paulo, além de acompanha-la no Teatro Ibirapuera e Teatro Paulo Eiró junto com o bloco afro Ilu Oba de Min.

Em sua trajetória pelas rodas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, já tocou ao lado de artistas como Seu Carlão do Peruche, Moacyr Luz, Wilson Moreira, Toinho Melodia e Zé Luiz do Império Serrano, além de integrar o Grupo Alvorada (Campinas, SP) e atualmente é violonista do sambista Dudu Nobre e integra o Pagode da 27.

Você pode conferir o novo trabalho do cantor pelo link:


Ramom Vieira é cantor, percussionista e desenhista. Músico no Trio Macaíba, divide-se entre o Brasil e a Europa com o forró e estilos variados. Confira mais do seu trabalho:


Bruno Mello é músico, compositor e educador, produtor musical e fundador da @manifesto3p1. Seu lema é buscar sempre ser como poesia! Você pode conferir sesu trabalhos pelo link:


O cantor, compositor, violonista e violeiro paranaense Antonio Freire, no meio musical conhecido como ‘Tonhão’ e é filho dos paraibanos João Freire e Dona Nina. Mesmo nascido na região sul do país, aos 10 meses mudou-se para o estado da Paraíba e o sentimento e a identidade com que ‘Tonhão’ se identifica, é nordestina.

Criado desde pequeno sobre grandes influências dos discos vinis de Luiz Gonzaga, Zé Calixto, Zé Piatã, Raimundo Donato, com ‘Tonhão’ o caminho não foi diferente, ganhou seu primeiro violão aos 10 anos e hoje segue em sua carreira musical como cantor e violinista na Banda da Feira, grupo musical que possui forte trabalho no forró pé-de-serra e na cultura nordestina.

Na década de 90, Antonio Freire mudou-se para Sorocaba e desde então vive da música, inicialmente por necessidade, mas paixão nunca ficou de lado. 

Você pode conferir seu trabalho pelo link:


Você pode ficar por dentro das novidades e notícias da cidade e região acessando nossas redes sociais: