Listas

26 de março de 2024

Planeta é a 35ª maior construtora do Brasil

Com sede em Sorocaba, a empresa subiu nove posições no ranking e figura entre as grandes empresas do setor da construção civil pelo quinto ano consecutivo

Pelo quinto ano consecutivo, a Construtora Planeta é classificada no ranking da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção) como uma das maiores construtoras do País. A lista inclui 100 empresas do setor da construção civil e a Planeta aparece em 35º lugar – subiu nove posições em relação ao ano anterior. O resultado reflete o bom momento da Planeta, que cresceu em média 20% ao ano nos últimos 10 anos e prevê um crescimento de 35% para 2024.

O ranqueamento foi definido a partir de um processo criterioso, com base na maior metragem construída, e avalia a qualidade dos empreendimentos das empresas em 2023. São considerados para a classificação fatores como a criação de novos postos de trabalho, cumprimento de prazos, inovação, responsabilidade social e ambiental. A Intec homenageia as construtoras que mais construíram e, desta forma, contribuíram com a economia brasileira.

“Estamos felizes por figurarmos pelo quinto ano seguido no ranking da Intec, um dos mais relevantes do setor da construção civil no País, e orgulhosos por subir nove posições. Este reconhecimento do nosso trabalho só é possível graças à dedicação de todos os nossos colaboradores. Em 2023, chegamos aos 58 empreendimentos entregues no prazo, movimentamos a economia, geramos empregos em nossos canteiros de obras e fortalecemos o relacionamento com nossos clientes”, destaca Ricardo Guimarães, presidente do Conselho Administrativo da Construtora Planeta.

A mais atuante em sua região

A Planeta é a responsável pela maior parte do share da região de Sorocaba no segmento de médio e alto padrão, liderando o mercado em seu segmento na localidade onde atua em seus 25 anos de história.

Em 2023, ano da análise desta nova edição do ranking Intec do Brasil, a Planeta entregou os empreendimentos Ícone Planeta, o prédio residencial mais alto do interior do País, e o Avant-Garde, somando 190 unidades. Ainda no ano passado, foram iniciadas as obras de sete empreendimentos: Pátio Boa Vista, no Alto da Boa Vista; Saint Rémy, Toulouse e Biarritz, no Campolim; Vale Verde, ao lado do Central Parque; Fascínio Planeta, na Vila Santa Terezinha; e Millennium Park, no bairro Portal da Colina.

A construtora começou 2024 com a entrega do Connect Planeta, realizada no mês de fevereiro, e ao longo do ano estão previstas as entregas de mais de 740 unidades – com isso, a Planeta alcançará a marca de 62 empreendimentos concluídos dentro do prazo. Os residenciais entregues neste ano atravessaram o período de pandemia – momento desafiador para a construção civil devido à alta dos preços de materiais de construção -, e refletem a solidez da Planeta, que segue honrando seus compromissos e mantendo seu padrão de qualidade. 

Também para este ano está previsto o maior lançamento imobiliário da história de Sorocaba: um complexo multiuso com torres comerciais e condomínios residenciais com diversas opções de planta. O estudo de urbanismo foi feito por Jaime Lerner e o projeto arquitetônico está sendo desenvolvido pela Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados.

O Grupo Planeta chegará, ao longo de 2024, a 17 canteiros de obras na cidade, entre as marcas Planeta e Access, e 13 deles funcionarão simultaneamente. Desde sua fundação, em 1998, a empresa já entregou mais de 3 mil unidades.

“Nossos números confirmam a posição de destaque da Planeta na construção civil brasileira, pois planejamos nossas ações de forma sólida, conectados com a realidade do mercado imobiliário e com as demandas dos sorocabanos. Já são mais de 25 anos dedicados a projetar e construir empreendimentos da mais alta qualidade, com diferenciais inovadores e com a marca da sustentabilidade”, afirma Sandro Souza, CEO da Construtora Planeta.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 59 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

A Planeta é a 35ª maior construtora do país, de acordo com o ranking 2024 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.

Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.

É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.

Contatos para imprensa

OS2 Comunicação

Jornalista responsável: Thaís da Silveira

Contato: Juliana Cuani

juliana.cuani@os2comunicacao.com.br

Array