Com tudo silencioso, os visitantes que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo puderam aproveitar as mais de 20 atrações do parque
A Festa Junina de Votorantim reuniu mais de mil pessoas nesta quarta-feira (1º) em uma ação voltada especificamente para pessoas com autismo. Com 105 edições da festa, essa é a primeira vez que o parque realiza a “Hora do Silêncio”, onde o som ambiente da festa e as músicas dos brinquedos foram desligados.
A ação inclusiva e totalmente gratuita aconteceu das 18h às 20h, na Praça de Eventos “Lecy de Campos”. Com tudo silencioso, os visitantes que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo puderam aproveitar as mais de 20 atrações do parque.
A diretora do parque de diversões da festa, Vanessa Costa, conta que a ação tem como objetivo aumentar a acessibilidade dos parque para todas as crianças e dar a possibilidade de inclusão.
“Começamos a ver que alguns lugares não estavam aptos a receber uma criança com espectro autista. O autismo tem vários graus, mas algo que é mais geral é o estímulo. Quanto mais estímulo visual e sonoro mais a chance das crianças desestabilizarem. Então, a ideia da ação é atingir e beneficiar o maior número de pessoas possível. Se cada um fizer um pouco, a gente consegue melhorar o mundo para todos.”
Primeira vez no parque
A ação desta quarta-feira atraiu pessoas de diversas regiões, como o Nicolas Moura, de 13 anos, que veio com a mãe, Katia de Moura, de Salto de Pirapora (SP) até Votorantim para se divertir nos brinquedos pela primeira vez.
“Eu já fui em muitos brinquedos e eu estou gostando bastante”, conta Nicolas.
A mãe, Kátia, se emociona ao ver que pode trazer o filho no parque de diversões com essa ação.
“Vivia me pedindo para vir, mas é difícil. Então a professora dele me disse sobre o evento e eu me interessei em trazê-lo. Foi muito emocionante ver ele brincar tranquilamente. Era algo especialmente pra eles” conta.
Nicolas ainda estava usando um crachá feito pela própria mãe que identificava a condição do autismo.
“Eu faço parte de um grupo com mães que têm filhos autistas e elas me recomendaram fazer o crachá. Eu achei bom porque com isso as pessoas o respeitam mais”, explica a mãe.
E quem também aproveitou bastante para poder brincar e comer na praça de alimentação do parque foi a Maria Luiza Leite, de 10 anos. Ela foi com toda a família no parque e conseguiu se divertir sem nenhum incômodo.
Festa continua
Os dias do evento seguem até 19 de junho e o local abre de quarta a domingo, nos seguintes horários: de quarta a sexta-feira, a partir das 19h; sábados, a partir das 14h e domingos, a partir das 12h. Às segundas e terças-feiras, o recinto da Festa Junina de Votorantim fecha para manutenção e limpeza.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site e custam a partir de R$ 5, com meia-entrada para estudantes. Idosos e crianças com menos de oito anos, acompanhadas dos responsáveis, não pagam entrada na pista. As pessoas com deficiência (PcD) também não pagam entrada em um espaço exclusivo na Área VIP.
*Com informações do Tem Mais