Sorocaba confirma três casos de mpox e investiga suspeita em 2026

Sorocaba confirma três casos de mpox e investiga suspeita em 2026

Pacientes apresentam lesões na pele, febre e dor muscular, segundo Secretaria da Saúde

Foto: Reprodução/g1 Sorocaba e Jundiaí

Sorocaba registrou três casos confirmados de mpox em 2026 e investiga uma suspeita, conforme dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP). Não há registros de óbitos no município.

Os pacientes confirmados são dois homens entre 30 e 39 anos e uma mulher entre 20 e 24 anos. Todos apresentaram sintomas como lesões na pele, febre e dor muscular, com maior incidência das lesões na região genital, mas também em outras partes do corpo.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os casos são importados, com os pacientes residindo em Sorocaba. O monitoramento e isolamento devem ser mantidos por 21 dias, até a cura das lesões ou confirmação de resultado negativo.

No estado de São Paulo, 298 casos foram confirmados em 2026. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com lesões, mucosas e secreções, incluindo durante relações sexuais, além do compartilhamento de objetos pessoais contaminados.

A SES-SP orienta evitar contato próximo com pessoas sintomáticas, não compartilhar objetos pessoais e manter a higiene das mãos. A vacinação é direcionada a grupos prioritários e está sendo ampliada conforme a disponibilidade de doses.

Fonte: g1 Sorocaba e Jundiaí

Mais notícias de Sorocaba