Vereadores de Sorocaba cobram prefeitura sobre filas do SUS e enchentes

Vereadores de Sorocaba cobram prefeitura sobre filas do SUS e enchentes

Demandas incluem transparência nas filas do SUS, prevenção a enchentes e denúncias em serviços de castração animal

Foto: Reprodução/Jornal Cruzeiro do Sul

Na última quarta-feira (29), a Câmara de Sorocaba apresentou diversos requerimentos direcionados ao Executivo municipal, abordando questões relacionadas a serviços públicos, infraestrutura e fiscalização.

Entre as solicitações, o vereador Roberto Freitas (PL) pediu informações sobre a transparência das filas do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo dados sobre consultas, cirurgias e exames com espera superior a seis meses, além de detalhes sobre a proteção de dados pessoais e estratégias para reduzir a demanda reprimida.

A Comissão Especial de Enfrentamento às Enchentes e Alagamentos solicitou esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos, o planejamento emergencial para o período chuvoso de 2026/2027 e as ações previstas para combater enchentes e alagamentos, diante da proximidade da temporada de chuvas.

Outro requerimento, de Alexandre da Horta (Solidariedade), pede investigação sobre denúncias de possível condicionamento político e discriminação no serviço de castração de animais, mencionando a participação de uma servidora comissionada e solicitando levantamento de registros na Ouvidoria Geral do Município.

Roberto Freitas também questionou a prefeitura e a Urbes sobre empreendimentos aprovados ou em execução próximos à rua João Wagner Wey, nas regiões do Jardim América, Parque Campolim e Jardim São Carlos, buscando informações sobre medidas mitigadoras exigidas, contrapartidas recebidas e aplicação desses recursos para melhorar o trânsito local.

Além disso, foram cobradas providências para a manutenção de cemitérios públicos, conservação do Parque dos Espanhóis, recuperação de uma ponte entre os bairros Lopes de Oliveira e Jardim Monte Rey, e melhorias em uma passarela para pedestres na mesma área.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Mais notícias de Sorocaba