A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciaram, na última semana, aos trabalhos de ligações residenciais de água à rede de distribuição recém-implantada no bairro Chácara Ana Maria, na Zona Sul da cidade, colocando fim a uma espera de mais de 30 anos da população local.
A primeira ligação concluída foi da casa de Sueli França de Morais Queiroz, 54 anos, que estava nas imediações do bairro no momento da realização dos serviços e fez questão de agradecer pela iniciativa. “Estou muito feliz, pois, hoje, está sendo um grande dia na minha vida. É uma bênção poder contar com água tratada em casa. Quero agradecer a todos os envolvidos por atender a população do nosso bairro”, afirmou.
Até o fim de janeiro, a autarquia atenderá todas as mais de 130 famílias que já efetuaram o cadastro do pedido de ligação de água no bairro. Inclusive, um mutirão foi realizado no local, para providenciar e agilizar os documentos necessários ao procedimento. Conforme levantamento do Saae/Sorocaba, aproximadamente 750 famílias residem no bairro Chácara Ana Maria e podem ter suas ligações residenciais efetivadas, a partir dos trâmites necessários.
A nova rede de água que atende ao bairro, anunciada em maio do ano passado, foi finalizada em dezembro. No local, foram implantados, ao todo, 11.425 metros de redes de adução e distribuição, além de poço e reservatório para completar o sistema. Os trabalhos foram realizados com recursos e mão de obra próprios do Saae/Sorocaba, em um investimento de R$ 600 mil.
O prefeito Rodrigo Manga lembra que a instalação dessa rede de água atende à principal solicitação apresentada pelos moradores, em uma das edições do programa “Prefeitura de bairro em bairro”. “Em pouco tempo de gestão, a atual Administração Municipal está conseguindo realizar esse sonho antigo dos moradores”, destaca o prefeito.
Para viabilizar o novo sistema, o Saae/Sorocaba montou uma estratégia de ação e conseguiu antecipar etapas do processo, como a instalação da fase final da tubulação, agilizando todo o projeto e garantindo o abastecimento ao bairro já neste ano. “O crescimento dessa região da cidade comporta esse projeto, que atende à coletividade e traz mais dignidade e qualidade de vida às famílias”, completou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.