Cultura

6 de março de 2023

Cerca de mil pessoas marcaram presença no Passeio de Rolimã deste domingo (5) no Centro

Os sorocabanos aproveitaram o domingo ensolarado para curtir o Passeio de Rolimã deste domingo (5), promovido pela Prefeitura de Sorocaba, no Centro da cidade. Realizado por meio da Secretaria de Cultura (Secult), na Rua São Bento, o evento gratuito somou um percurso de 200 metros, reunindo cerca de mil moradores que participaram em família.

A iniciativa teve como objetivo reunir as famílias sorocabanas e promover o resgate da tradicional brincadeira de rua, proporcionando uma programação saudável, de lazer e muita diversão. “É muito gratificante ver que tantas famílias abraçaram o passeio, como um momento especial. Essa é uma atividade que, mesmo praticada de forma individual, tem a capacidade de unir todos os participantes para relembrar os velhos tempos ou, até mesmo, apresentar a modalidade às crianças”, declarou o secretário da Secult, Luiz Antonio Zamuner.

Muitos adultos entraram na brincadeira e aproveitaram a oportunidade para apresentar aos filhos. Foi o caso da atendente Jéssica Coelho, que levou os filhos, Lorena, de 10 anos, e Tales, de 8 anos, para conhecer. “É o primeiro contato deles com o rolimã e estamos super animados em poder participar e conhecer um novo passatempo. A Lorena já chegou animada, agora, só falta o Tales se familiarizar com o carrinho”, disse a mãe.

Teve quem optou por outro tipo de equipamento para completar o percurso do passeio. O operador de máquinas Herbert de Andrade levou o filho, Caio, de 10 anos, que, diferentemente do pai, preferiu aproveitar a programação com seu skate. “Eu quis vir com o skate, porque gosto mais. Estou curtindo muito o passeio de hoje”, contou o pequeno, com muita empolgação.

O autônomo Reginaldo Floriano marcou presença acompanhado da neta, Manuela, de 9 anos, que igualmente demonstrou entusiasmo com a atração. “É ótimo poder proporcionar esse tipo de lazer às crianças. Curtimos muito a iniciativa da Prefeitura e pretendemos participar sempre que possível”, destacou o avó.

Foto: Michelle Alves – Secom