Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor! Mas em Votorantim, a dupla de artistas Guilherme Augusto e Guilherme Telli levarão a palhaçaria clássica para diversos bairros da cidade em todos os finais de semana de abril, acompanhados de Mika Rodrigues, responsável pelo arranjo musical.
O espetáculo “Superespetacularfantástico”, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, é indicado para todos os públicos, contará com 7 apresentações e uma oficina de palhaço para os alunos das escolas públicas locais. Tudo de graça.
Retomada de parceria
Parceiros de profissão e cada um com uma extensa trajetória no teatro regional, principalmente em Sorocaba e Votorantim, os xarás Guilherme Augusto e Guilherme Telli agora se reúnem como dupla de palhaços para levar arte aos bairros mais afastados da região central.
“Assim como as trupes de comédia que viajavam e se apresentavam nas cidades por onde passavam, as apresentações do nosso espetáculo acontecerão em bairros distantes, justamente por serem locais onde a população dificilmente tem acesso à cultura ou apresentam dificuldades para acessar os grandes centros, onde se concentram a maioria dos eventos culturais”, explica o artista Guilherme Telli.
Enredo
No espetáculo, Augusto e Telli dão vida aos palhaços Bananinha e Pocatelha, respectivamente. Ambos moram nas ruas e, durante a jornada, encontram um circo sem dono, cuidado pelo músico Mikareta. Ao se apossarem do circo, realizam o sonho de apresentar um show de palhaçaria. Nesse momento, a dupla briga e cada um segue seu caminho. Com a separação, percebem que, apesar de não terem bens materiais, possuem algo ainda mais valioso: a amizade.
Para a dramaturgia, Guilherme Augusto conta que as esquetes foram adaptadas da obra “Palhaços”, de Mário Fernando Bolognesi, a partir da improvisação dos dois atores-palhaços, considerando o atual contexto social e cultural da nossa sociedade. “A obra é de uma época em que as esquetes e piadas eram extremamente ofensivas. Então nosso desafio foi fazer as adaptações, de modo a trazer um humor puro em essência, com a preocupação de não ofender nenhuma pessoa ou grupo”, explica Guilherme Augusto.
Datas e locais das apresentações
01/04 (Sábado), às 17h – CEU das artes – Rua Elcia Pinto da Rosa, 78 – Jardim Cristal
15/04 (Sábado), às 17h – Associação LUAR – Rua Antonio Leite Vital, 740, Jardim Novo Mundo
29/04 (Sábado), às 11h – Escola Wilson Prestes Miramontes – Rua Levante Santucci, s/n – Parque Jataí
*Única apresentação no período da manhã
06/05 (Sábado), às 17h – Praça Lecy de Campos (Eventos) – Avenida 31 de Março – Jardim Paraiso
Evento Domingueira (Secretaria de Cultura de Votorantim)
02/04 (Domingo) – Vila Nova
30/04 (Domingo) – Bairro Pró-morar
07/05 (Domingo) – Jardim Serrano
*Apresentações acontecerão no campo de futebol dos respectivos bairros. Endereço completo e horários das apresentações no Domingueira serão divulgados nos canais oficiais da prefeitura de Votorantim.
Foto: Julio Salvo / JF Gestão de Conteúdo