Cultura

22 de julho de 2022

As séries que dão certo estão mais parecidas com novelas

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

As novelas, daqui e lá de fora, de forma geral, chegam perto de 200 capítulos, embora algumas, no decorrer dos tempos, já tivessem superado e em muito essa marca. Foi a forma, desde o começo, encontrada para reduzir custos com produção, figurinos, cenários etc.

Assim como se valer de muitos personagens também foi uma opção dos autores para testar histórias e núcleos e, a partir dos resultados, insistir nos que davam e dão mais certo.

A proposta das séries, por sua vez, sempre foi um pouco diferente, com duração menor e elencos mais enxutos. Mas o que se vê, na prática, por parte das grandes produtoras, aquelas que mais servem as plataformas de streaming, é o interesse de torná-las cada vez mais parecidas com as novelas. Muitas delas, as que encontram maior aceitação junto ao público, já têm temporadas e episódios a perder de vista.

A diferença, em linhas gerais e na grande maioria dos casos, passou a ser quase nenhuma, muito embora em quase todas se verifique a intenção de colocar a plateia cada vez mais numa espécie de montanha russa, para prender a atenção e não deixar ninguém desistir.

As embalagens e os conteúdos, como se vê, estão cada dia mais parecidos. Quanto ao rótulo é que ainda há uma certa resistência em não querer misturar.

Cinema

“Maior que o Mundo” é o título da produção que promove a volta de Luana Piovani (foto) às nossas salas de cinema, a partir de 18 de agosto. Estrelado por ela e Eriberto Leão, o filme homenageia o cinema marginal, especialmente o da conhecida região da Boca do Lixo, em São Paulo.

A história

Eriberto Leão, par de Luana no filme, faz Kbeto, um escritor em crise criativa e moral. Enquanto busca inspiração para um novo romance, ele abastece sua vida com sexo, drogas e rock and roll, até que encontra uma saída em um diário jogado em uma caçamba de lixo. O longa é dirigido por Roberto Marquez e roteirizado por Reinaldo Moraes, autor de romances que marcaram a literatura dos anos 1980.

Água de fora

Ontem, primeiras horas da manhã, um caminhão carregado com garrafinhas de água desembarcou na sede da CNN Brasil em São Paulo. Foi uma das medidas tomadas para exterminar a virose que tem contaminado a muitos.

Ao mesmo tempo

Junto com a água, a direção da CNN soltou comunicado, explicando que faz manutenção e limpeza de todas as áreas com frequência. Informou também que o Hospital Albert Einstein está à frente de tudo, orientando o que deve ser feito. A pia da copa, segundo a nota, já aparece como uma das principais bandidas da história.

Vida em Portugal

O casal Miriam Freeland e Roberto Bomtempo, atualmente em São Paulo com a temporada de “Diário de Pilar na Grécia”, já tem fechada mais uma turnê do espetáculo em Portugal. Ainda por lá, em novembro, os atores irão estrear a produção “Casa de Bonecas”. Bomtempo, aliás, vem com estreias em Portugal também na TV — série “Praxx” — e no cinema — “Náufragos”, recém-filmado.

Bate-Rebate

Ludmilla, Jão, Matuê, Wiu e Xamã serão as atrações do MTV Miaw 2022…
… A premiação, que terá a apresentação de Camila Queiroz e Xamã, irá ao ar no dia 28.
“Cilada”, do Bruno Mazzeo, vai reiniciar seus trabalhos na próxima semana. Equipe avisada.
O Mackenzie acaba de lançar uma plataforma de conteúdos originais, tipo streaming, com a promessa de falar com o pessoal de lá e de fora…
… Um trabalho dos mais interessantes, com instalações e equipe própria, pilotada pelo Osmar Guerra.
Na Jovem Pan, rádio e TV, muita gente pergunta do José Maria Trindade, se há uma previsão para a sua volta, depois da trágica morte do filho…
… Ainda não. Força ao Zé. (Tem Mais)