Cotidiano

29 de junho de 2022

Mais de mil pessoas são atendidas na 7ª edição do Mutirão de Empregos

Quase 600 oportunidades de capacitação profissional foram ofertadas, sendo mais de 500 pelo Sebrae e 56 dos cursos específicos da empresa DD Máquinas

Interessados em conseguir vagas de trabalho ou de estágio lotaram nesta terça-feira (28) o auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), no 7º Mutirão de Empregos Sorocaba edição especial “Qualificação Profissional”. A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba. Ao todo, foram realizados cerca de 1.300 atendimentos, com encaminhamentos para entrevistas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e por agências de emprego e empresas presentes no evento. Quase 600 oportunidades de capacitação profissional foram ofertadas, sendo mais de 500 pelo Sebrae e 56 dos cursos específicos da empresa DD Máquinas. Por meio de uma parceria com Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também foi realizado, no local, processo seletivo para 400 vagas remanescentes de estágio de níveis técnico e superior em diversas áreas da Prefeitura de Sorocaba.

Golpes digitais

A Subseção Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove nesta quarta-feira (29), às 19h, palestra sobre “Golpes Digitais e Criptomoedas” com o advogado Luiz Flávio Filizzola Durso. Muitas pessoas tem sido vítimas de golpes aplicados com foco nas criptomoedas, com a falsa promessa de ganhos altíssimos. Pirâmides são criadas com o intuito de parecer que são investimentos rentáveis, quando ao final se revelam nada mais que verdadeiras armadilhas. O advogado irá falar sobre meios de evitar cair nesses tipos de golpe. A palestra presencial é promovida pelo Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB Sorocaba. A sede da OAB fica na rua 28 de Outubro, 840, Jardim do Paço. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail sorocaba@oabsp.org.br ou pelo telefones (15) 3228-1134 e 3228-6552 (WhatsApp business).

Declaração Anual do MEI

Nesta quinta-feira (30), é o prazo final definido pela Receita Federal para entrega da Declaração Anual Simplificada do MEI (DASN-MEI). A apresentação é obrigatória ao microempreendedor individual (MEI) que atuou em 2021, mesmo que não tenha tido faturamento. Na declaração, é preciso informar o faturamento bruto obtido no ano-calendário anterior e se possuía ou não empregado. Se o MEI se formalizou em 2022, somente em 2023 deverá entregar a declaração relativa ao ano-calendário anterior. Em regra, a DASN-SIMEI é transmitida até 31 de maio do ano subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simei. Em 2022, excepcionalmente, o prazo de entrega foi prorrogado pela Resolução CGSN nº 168, de 20 de abril de 2022. A transmissão da declaração pode ser feita diretamente no Portal Simples Nacional ou pelo aplicativo APP MEI, disponível para download nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou Apple Store, para o sistema operacional iOS.

Operação Estiagem

Em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil de Votorantim iniciou em junho a Operação Estiagem, com o objetivo de promover a conscientização da população contra as queimadas, principalmente neste período de seca. “Com o tempo frio, umidade do ar baixa e com o tempo seco, uma faísca de fogo pode ocasionar grandes queimadas”, diz o diretor da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Antonio Carlos Domingues da Cruz. A Operação Estiagem teve início no dia 1º de junho e continuará até o dia 30 de setembro, ou enquanto o período de seca continuar. (Cruzeiro do Sul)