Cotidiano

1 de julho de 2022

Diploma e homenagem

O promotor Antonio Farto Neto, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSC, participou ontem (30) da comitiva sorocabana que recepcionou o Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), durante a visita à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Depois a comitiva foi à Câmara Municipal de Sorocaba onde Bonifácio Guimarães recebeu o título de cidadão sorocabano. Na Câmara, Farto Neto recebeu das mãos do Grão-Mestre um diploma comemorativo pela passagem do aniversário de 200 anos do Grande Oriente do Brasil por seus importantes trabalhos prestados à Maçonaria e em múltiplas atividades sociais.

Obras atrasadas

O Estado de São Paulo possui 845 obras paralisadas ou atrasadas, sob responsabilidade do governo estadual ou dos municípios. O levantamento foi atualizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) na última segunda-feira e a base de dados pode ser consultada no link https://bit.ly/30YpHuh. As obras no setor da educação lideram as estatísticas das mais problemáticas no Estado de São Paulo. Equipamentos urbanos (praças, quadras e similares), de mobilidade (obras em vias urbanas) e na área da saúde (hospitais, postos de saúde, UBSs, Caps e similares) aparecem na sequência como os setores mais afetados.

Embraer e Toyota

A Embraer anunciou a assinatura de um acordo com a Toyota do Brasil para aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) em suas operações industriais. A iniciativa visa eliminação de desperdícios, ganho de eficiência operacional e maior geração de valor. Na primeira fase do trabalho conjunto, uma equipe de especialistas do TPS, da Toyota, passará a integrar a rotina da Embraer com o objetivo de avaliar e sugerir melhorias para a área de manufatura da principal fábrica da empresa, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos. “O TPS é uma metodologia que pode contribuir em diferentes cenários e aplicações. Mais que eficiência e produtividade, a utilização do TPS pode proporcionar soluções que permitam à indústria e aos demais setores aprimorarem seus processos continuamente, essa que é um dos pilares da Toyota em todo o mundo. Há ainda uma possibilidade de contribuirmos com a agenda de ESG”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Mata Atlântica

A Prefeitura de Itapetininga, em parceria com a Suzano S.A. e Fundação SOS Mata Atlântica, convida a população do município a participar da Consulta Pública de Percepção Ambiental de Itapetininga, como parte das atividades para revisão do Plano Municipal da Mata Atlântica do município. A percepção do cidadão sobre a cidade poderá contribuir para a elaboração de políticas públicas, informa a prefeitura. Para participar é preciso acessar o link: https://forms.gle/ioXv2RDvrJgy. Os resultados da pesquisa serão publicados no site dos Planos Municipais da Mata Atlântica: www.pmma.etc.br. (Cruzeiro do Sul)