Cotidiano

31 de agosto de 2022

Projeto Carreta Literária estreia “book truck” em Sorocaba

Biblioteca itinerante contará com programação especial, percorrendo as unidades escolares da rede pública municipal, para atender os estudantes sorocabanos

A biblioteca itinerante Carreta Literária teve sua estreia em Sorocaba nesta terça-feira (30), no Centro de Referência em Educação (CRE). O equipamento móvel remete a um “book truck”, com 500 livros novos, que transitará por escolas, diferentes espaços públicos, entre outros locais da cidade. O projeto é uma realização da CEC Brasil, empresa que atua na área de produção cultural, com patrocínio da CPFL Energia, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, e apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).

Sorocaba foi contemplada com o acervo por meio do projeto “Lugares de Ler”, da Sedu, iniciativa que já está presente em quase 100 escolas do município. “Quem colhe os frutos dessas iniciativas são as nossas crianças, desfrutando dos variados espaços de leitura. Nós valorizamos diversas áreas para isso na educação, uma delas é a leitura, sendo tratada como um hábito, fazendo desse um momento prazeroso e de grande conhecimento”, declara o secretário da Sedu, Marcio Carrara.

“O projeto “Lugares de Ler” acena para a importância do despertar do comportamento leitor em nossos estudantes. Agora, com mais esse recurso, temos a possibilidade de disseminar essa ação a um maior número de alunos da rede, fortalecendo o direito à aprendizagem, por meio de uma educação pública de qualidade”, completa a gestora Desenvolvimento Educacional Izaura Mendes Rosa Maganhato.

Com o objetivo de promover a atividade de leitura como uma forma de aquisição de saber, entretenimento e lazer, a Caravana Literária busca estimular o desenvolvimento cultural dos estudantes. “Nós sabemos que o maior desafio na educação é garantir o acesso a bons livros e o primeiro passo para formamos leitores é assegurar que os exemplares cheguem até eles. Aqui, nós disponibilizamos um acervo de qualidade, com livros publicados há poucos anos e autores contemporâneos que dialogam com a realidade de hoje”, ressalta a coordenadora pedagógica do projeto, Letícia Tavares.

O acervo conta com 500 títulos para o público infantil e infantojuvenil. Entre os títulos, estão obras como as das séries Harry Potter, de J. K. Rowling; e Diários de um Banana, de Jeff Kinney; bem como “As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis; “Malala e seu lápis mágico”, de Malala Yousafzai; “Gente pequena, Grandes sonhos”, de Maria Isabel Sánchez Vegara; entre outros. Além dos exemplares, foram disponibilizados ao município jogos educativos, cadeiras, mesas, puffs e tendas, para proporcionar um local ainda mais agradável e tranquilo para uma boa leitura.

As crianças do 4º ano da E.M. Quinzinho de Barros prestigiaram a estreia da Carreta Literária com muita empolgação e encantamento. Caroline Leite, de 10 anos, foi uma das alunas que demonstrou grande interesse pelo acervo disponibilizado, comentando que a leitura influencia no desenvolvimento da sua imaginação. “Presto bastante atenção nas histórias dos livros, porque gosto de imaginar a história toda na minha cabeça”, contou Caroline.

A empresa patrocinadora CPFL Energia foi representada na inauguração pelo seu consultor de relacionamento, Fábio Barroso. “É um prazer participar de iniciativas que incentivem bons hábitos, como essa. Esse formato de ‘book truck’ motiva na criança o interesse pela leitura, tanto pela facilidade de acesso, quanto pela curiosidade que desperta”.

Para complementar o encontro literário, o público foi presenteado com uma empolgante contação de histórias, realizada pelas pedagogas sorocabanas Soraia Uno e Jussara Person, autoras do livro “Honório”. A atividade incrementou, ainda mais, a inauguração, estando o exemplar também incluso no acervo da biblioteca itinerante.

O projeto Carreta Literária contará com uma programação especial, elaborada pela Sedu, percorrendo as unidades escolares da rede pública municipal para atender os estudantes sorocabanos, sempre visando diminuir a distância entre livros e leitores. Saiba mais em: https://cecbrasil.com.br/projeto-carreta-literaria/.