Cotidiano

8 de julho de 2022

Sorocaba é considerada a 13ª melhor cidade brasileira de grande porte

Se considerar apenas o Estado de São Paulo, posição no ranking salta para o 7º lugar, indica Austin Rating

Sorocaba é a 7ª melhor cidade do Estado de São Paulo por porte e a 17ª melhor do País, entre as 50 melhores cidades do Brasil, na mesma categoria. Já entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil, Sorocaba ocupa a 13ª posição no ranking. Os dados fazem parte da pesquisa da Austin Rating, em parceria com a Editora Três, sobre as 50 melhores cidades do Brasil. O levantamento observou 5.565 municípios brasileiros, com metodologia própria da Austin, que adapta à realidade nacional parâmetros de referência no exterior. A análise que emprega o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), por meio do qual 281 indicadores são levados em consideração, avaliando tópicos relativos às áreas social, econômica, fiscal e digital.

Além de Sorocaba, outras 11 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), aparecem na pesquisa, nas categorias municípios de médio e de pequeno porte. São elas: Boituva, Cerquilho, Itapetininga, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Entre os 11 municípios da RMS, destaque para São Roque, que foi a única da região a ser citada entre as 50 melhores cidades do Brasil no indicador social que avalia a área da saúde. O município aparece na 1ª posição entre as 50 melhores cidades de médio porte, no indicador avaliado.

Destaque também para Itu e Itapetininga no quesito indicador social sobre qualidade de vida, entre as 50 melhores cidades do Estado, Itu aparece na 4ª posição e Itapetininga na 7ª posição.

Já Sorocaba, no mesmo indicador social de qualidade de vida, aparece na 12ª posição entre as cidades do Estado mais bem avaliadas na pesquisa, e na 37ª posição entre as 50 melhores cidades do Brasil, na categoria grande porte.

15 indicadores

Do total de 18 tópicos avaliados pelo estudo, Sorocaba foi classificada em 15 deles. Além da classificação geral por porte, a cidade apresentou resultados relevantes nos demais indicadores sociais, econômicos, fiscais, digitais, mobilidade, habitação e educação. Sorocaba não foi classificada entre as 50 melhores do País em saúde, no indicador capacidade de pagamento e aplicação na saúde e educação.

No indicador social sobre educação, Sorocaba aparece na 13ª posição no Estado de São Paulo, e na 27ª posição entre as 50 melhores cidades do País, na categoria de grande porte. No indicador social sobre habitação, a cidade aparece na 8ª posição no Estado, e na 30ª posição entre as 50 melhores cidades do Brasil na categoria avaliada, entre as 50 melhores cidades de grande porte.

No indicador social sobre responsabilidade social, Sorocaba ocupa a 10ª posição entre as cidades de grande porte do Estado, e na 11ª posição entre as 50 melhores cidades do País, também na categoria municípios de grande porte.

Na RMS, o destaque do indicador social sobre responsabilidade social ficou para Tatuí, que aparece na 1ª posição entre as cidades de médio porte no Estado e no Brasil.

Já no indicador social sobre qualidade de vida, Sorocaba aparece na 12ª posição entre as cidades do Estado mais bem avaliadas na pesquisa, e na 37ª posição entre as 50 melhores cidades do Brasil, na categoria grande porte.

No indicador social sobre atenção ao jovem, Sorocaba aparece na 35ª posição entre as cidades de grande porte do Estado e na 47ª posição entre as 50 melhores cidades do País, também na categoria grande porte.

Destaque na economia

A cidade também foi citada na pesquisa em indicadores econômicos e fiscais. Nos indicadores econômicos gerais, Sorocaba é a 3ª melhor cidade do Estado, e aparece na 14ª posição entre as 50 melhores cidades do Brasil, na categoria de grande porte.

Já no indicador econômico sobre mercado de trabalho, Sorocaba apresentou resultado relevante e aparece na pesquisa na 8ª no Estado, e na 29ª posição entre as 50 melhores cidades do País, na categoria de grande porte.

E no indicador econômico sobre padrão de vida, Sorocaba aparece na 11ª posição no Estado e na 30ª posição entre as 50 melhores cidades do Brasil, na categoria de grande porte.

A cidade ainda foi destaque em indicadores fiscais (geral) e ocupa a 17ª posição no Estado e a 43ª entre as 50 melhores cidades do País, na categoria de grande porte. A melhor posição da cidade ficou no indicador fiscal sobre capacidade de arrecadação. Sorocaba aparece na 4ª posição no Estado e na 28ª posição entre as 50 melhores cidades do Brasil, na categoria grande porte.

E no indicador fiscal sobre execução do pagamento, a cidade ficou na 17ª posição no Estado e na 43ª posição entre as 50 melhores cidades brasileiras, na categoria de grande porte. (Ana Claudia Martins) (Cruzeiro do Sul)