A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), divulga, nesta quinta-feira (1), novo processo seletivo para novas turmas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde. Ao todo, são oferecidas mais 38 vagas, sendo quatro em Residência de Medicina de Família e Comunidade, três em Psiquiatria, além de 32 em Residência Multiprofissional, sendo, destas, 22 em Saúde da Família e Comunidade e 10 em Saúde Mental.
As vagas são destinadas a profissionais da saúde já graduados e contemplam as seguintes áreas: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Farmácia e Educação Física. Os Programas de Residência constituem-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu, destinados a profissões em nível superior da área de saúde, sob a forma de curso de especialização.
A Residência possui duração de 24 meses, contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teórico-práticas. As atividades são realizadas, predominantemente, nas unidades de saúde de Sorocaba, bem como demais serviços que compõem a rede de saúde locorregional. Os programas de residência médica contam com complementação de bolsa paga pelo Município.
Neste ano, a seleção das vagas ocorrerá via Exame Nacional de Residência (ENARE) e os editais, assim como o cronograma do processo seletivo, estão disponíveis no site: https://enare.ebserh.gov.br/.
As inscrições deverão ser realizadas, conforme orientações e prazos constantes nos editais do ENARE, do dia 12 de setembro a 3 de outubro. O exame escrito (prova) ocorrerá no dia 6 de novembro.
Os Programas de Residência em Saúde da Prefeitura de Sorocaba têm como objetivo o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos, bem como a melhoria contínua da assistência à saúde da população.