Bem-Estar

16 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Sorocaba inaugura serviço inédito de Centro Dia do Idoso no Jardim São Marcos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e em parceria com a organização social (OS) Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes), inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (15), o Centro Dia da Pessoa Idosa, serviço inédito na cidade.

O novo serviço, que funciona na sede do Momunes, localizada na Rua Orestes Ângelo Coló, 62, no Jardim São Marcos, Zona Oeste, está inserido no atendimento de Proteção Social Especial de Média Complexidade, proporcionado pela Secid, em caráter complementar, nos termos da Lei Federal 8.742/93 – LOAS. Dispõe de equipe multidisciplinar, com profissionais diversos, tais como: assistente social, psicólogo, enfermeiro, entre outros, para o atendimento integral da pessoal idosa.

A cerimônia de inauguração do novo serviço contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga; da secretária da Cidadania em exercício, Ana Cláudia Fauaz; da secretária do Gabinete Central, Samyra Toledo; da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini; do secretário de Mobilidade em exercício e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; da responsável pela Coordenadoria da Pessoa Idosa, ligada à Secid, Marlene Lopes Oliveira; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini; da presidente do Momunes, Mazé Lima; da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Renata Marins; e do vice-presidente do Conselho, Luiz Eduardo dos Santos. Participaram, ainda, os vereadores Luis Santos e Rodrigo do Treviso; frequentadores do Momunes e também de equipamentos ligados à Secid, moradores do bairro, entre outros convidados.

“Todos nós temos muito a aprender com as pessoas idosas. Porque são os que detêm o conhecimento adquirido ao longo da vida, que é muito mais do que qualquer estudo ou faculdade poderia oferecer. E são eles que nos passam os conselhos mais valiosos”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

“Este é mais um importante serviço disponível para a população e está aberto para acolher aqueles que já fizeram tanto pela sociedade e, hoje, estão entre os que precisam desse suporte e atendimento especializado”, pontuou a secretária em exercício da Secid, Ana Cláudia Fauaz.

Ao longo do evento, grupos de idosos também fizeram questão de presentear o público com apresentações de ginástica e dança. Entre eles, estava a Sra. Júlia Pereira, prestes a completar 100 anos, no próximo dia 3 de maio. Ela não apenas dança e se exercita, como também participa de outras atividades oferecidas pelo Momunes, como costura, artesanato e caminhada. “O que eu vi é que a gente não pode parar. Manter-se ativo é o que nos fortalece e mantém nosso corpo saudável”, ela sugere.

A expectativa, agora, é que mais pessoas idosas possam se beneficiar do mais recente serviço proporcionado pela Administração Municipal, voltado a esse público.

As atividades desenvolvidas no Centro Dia do Idoso serão previamente planejadas, com base no conhecimento do perfil dos usuários e da tipificação de suas demandas específicas, de forma a respeitar a realidade e as particularidades de cada pessoa atendida. No primeiro mês de funcionamento (período de implantação do serviço), a equipe técnica e demais funcionários, além de todo planejamento de ações já feito, irão promover a busca e inserção do público-alvo desse serviço, por meio de visitas domiciliares, articulação com a rede municipal, em reuniões de alinhamento com os CREASs (Centros de Referência Especial em Assistência Social), CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) e CRIs (Centros de Referência do Idoso). Isso já vem ocorrendo e um grupo de pessoas idosas começou a ser atendido no local, desde segunda-feira (13).

Mais informações sobre o funcionamento e como ter acesso ao Centro Dia do Idoso podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3233-6599.