Dá Trabalho

29 de maio de 2023

4 atitudes completamente evitáveis em uma entrevista de emprego que podem acabar com sua chance de entrar na empresa

Em um mercado cada vez mais concorrido, deixar a melhor impressão possível durante uma entrevista é ter melhores chances de conquistar a vaga pretendida. Recebo muitas mensagens de candidatos que fazem uma, duas, três entrevistas na semana, mas não são contratados para nenhuma delas. Muitas vezes, por pequenos deslizes, deixamos uma boa oportunidade passar. 

Por isso, separei quatro pontos simples de atenção que, por serem tão básicos, por vezes passam batido na hora de conversar com o recrutador. Dá uma olhada para não colocar em prática essas respostas que desagradam quem está contratando:

1) Reclamar do antigo patrão

Mesmo que tenha saído de forma conturbada de um emprego anterior, não é recomendado expor isso na entrevista para um novo cargo. Reclamar de um antigo patrão, ainda que este não tenha agido de maneira idônea, passa uma imagem ruim. Além de estar passível de processos judiciais, falar de maneira pejorativa de antigos empregadores pode passar a imagem de que você fará o mesmo no novo emprego, anulando suas chances de conseguir a vaga. Caso seja questionado a respeito, foque nas habilidades que desenvolveu na antiga empresa. 

2) Falar sobre outras entrevistas

Dizer que está participando de outros processos seletivos para tentar “impressionar” o recrutador pode não ser uma boa ideia. Na verdade, para algumas empresas, estar participando de outros processos pode significar que já está em processo de contratação em outro lugar, reduzindo suas chances de ser chamado, portanto, só mencione outras entrevistas caso seja questionado.

3) Sua posição a respeito da política

Nos últimos anos as discussões políticas se tornaram comuns em todos os ambientes, porém, em um processo seletivo não é recomendado introduzir esse assunto. A polarização política tem se consolidado no país e, independentemente das habilidades do profissional, infelizmente, você pode ser eliminado em razão de uma opinião política diferente (mesmo que o recrutador não exprima isso). Portanto, não há razões para entrar em um assunto tão polêmico durante a entrevista. 

4) Não “atropele” o entrevistador

Depois de alguns minutos de entrevista é normal que o candidato sinta-se um pouco mais a vontade no ambiente, entretanto, não deixe que isso tire seu foco. É muito comum que devido a ansiedade, alguns candidatos passem a fazer as perguntas, quase que “atropelando” o recrutador. Deixe que ele faça todas as perguntas e, no final, caso alguma coisa não tenha ficado clara, tire suas dúvidas a respeito da vaga e do emprego. 

Você já tinha se atentado a isso antes? Deixe seu comentário e vamos debater a respeito disso.

Péricles Régis
Quer receber as vagas de emprego? Me chama no whats: (15) 98144-0844
https://www.instagram.com/pericles_regis
https://br.linkedin.com/in/periclesregis

Péricles Régis

“O cara das vagas”, como é conhecido, é criador do Parceria Social de Empregos, projeto social de compartilhamento de vagas que já ajudou cerca de 100 mil pessoas a se recolarem no mercado de trabalho. Péricles Régis está em seu segundo mandato como vereador em Sorocaba. Eleito por duas vezes com campanhas custo zero, abdicando inclusive do fundo eleitoral, tem forte atuação em articulações de políticas públicas para geração de emprego, estímulos ao empreendedorismo, qualificação profissional e educação política.