Agaquê

27 de maio de 2022

“A adoção” uma história sobre amor, empatia e laços familiares (sanguíneos ou não)

A adoção, de Zidrou e Arno Monin, é uma graphic novel que aborda com delicadeza um tema que pede nossa atenção.

Em suas páginas, acompanhamos a chegada de Qinaya, uma órfã peruana de quatro anos, que muda completamente a vida da família francesa que a adotou, principalmente de Gabriel, um açougueiro aposentado que se vê na condição de avô de uma neta inesperada, vinda de um país longínquo.

Através dos quadrinhos, acompanhamos o processo de acolhimento de Qinaya em sua nova família e, especialmente, sua relação com o avô Gabriel. Zidrou convida o leitor para se sentir parte daquela família, abordando temas relevantes, como paternidade, empatia, luto e, principalmente, laços familiares não sanguíneos.

Conheça um pouco mais sobre a história aqui

Na última quarta-feira, 25 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Adoção, data em que movimentos e instituições em prol da adoção realizam ações e atividades para conscientizar a população sobre o tema. Através da leitura de A adoção, temos a oportunidade de refletir como essa decisão pode afetar a vida da criança ou do adolescente e também daqueles que o recebem. O quadrinho aborda de maneira sensível e realista, sem romantização, as principais dificuldades desse processo tão delicado.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), no Brasil existem, atualmente, 29.513 crianças e adolescentes acolhidos em abrigos e 4.104 estão aptas para adoção. Sendo que, ainda de acordo com o SNA, no Brasil, 33.102 pessoas estão habilitadas para realizar uma adoção, um número maior do que crianças e adolescentes disponíveis. Ainda assim existem obstáculos que inviabilizam as adoções, um deles, segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), é o perfil buscado pelas pessoas.

Ações de órgãos públicos estão ajudando aos poucos na mudança desse cenário, mas há ainda obstáculos a serem superados e, por isso, a conscientização se faz necessária. Conhecer histórias como a Qinaya e seu avô Gabriel é um passo importante nesse processo, pois permite acompanharmos através de suas experiências, de maneira realista, todos os aspectos que envolvem uma adoção.

CONHEÇA OS AUTORES:

Zidrou é um dos roteiristas mais prolíficos dos quadrinhos franco-belgas. Teve seus trabalhos adaptados para o cinema, publicou cerca de vinte livros infantis e diversos outros projetos que renderam prêmios. Em A adoção, teve ao seu lado o desenhista Arno Monin, e os dois já haviam trabalhado juntos em Merci em 2014.

Publicada originalmente em dois volumes, A adoção já está disponível em uma edição de volume integral. Adquira seu exemplar desta graphic novel que possui um roteiro absolutamente sensível e comovente de Zidrou, além dos traços e cores acolhedores de Arno Monin.

Encante-se pela história de “Adoção”

Paulo Lisboa

Quer acompanhar e ficar por dentro do universo das histórias em quadrinhos? Siga a página AGAQUÊ no Portal Sorocaba.com e no instagram @agaque.

Sou pesquisador, leitor e trabalho com quadrinhos desde 2008. Editei e diagramei mais de 50 títulos como freelancer para editoras nacionais, entre eles The Walking Dead / Os Mortos-Vivos, Spawn, Concreto, The Rocketeer, entre outros.

Em 2015 junto com alguns amigos, lançamos a Editora EDDA e publicamos “Biosfera Poética” e “Mishto” e participamos das principais feiras do meio como FIQ em Belo Horizonte-MG, Comic Expo em Santos-SP e Ilustradoria em Sorocaba-SP.

Fui palestrante no 1 CONAHQ – Congresso Nacional de Histórias em Quadrinhos (2016 – Recife-PE) com o tema “Nos Bastidores de uma HQ e para a Universidade Belas Artes (2020 – Sorocaba-SP) com o tema “Bastidores da diagramação de quadrinhos”.

Vamos juntos então?! Acompanhe as notícias do mercado, lançamentos e aproveite para ver alguns dos projetos realizados em @lisboa_editorial

  leia@agaque.com.br