Conversar com muitas pessoas pelo whatsapp, facebook e outras redes sociais faz parte da minha rotina já há muitos anos. Algumas histórias engraçadas, outras tantas tristes, que me deixaram revoltado e muitas vezes bravo. Mas há bastante tempo, na verdade já não me recordo quando, uma situação não me deixava sem saber o que dizer.
Dias atrás, em uma das mensagens do whatsapp, recebi um áudio de um pai de família que enfrentava alguns problemas pessoais. Ele contou que havia colocado todas as economias em um investimento com promessas de alto lucro e que acompanhava mensalmente o rendimento. Meses depois, pediu para sacar uma parte do valor, mas não conseguiu. Tentou falar inúmeras vezes com os contatos que lhe venderam o negócio, mas sem sucesso. Demorou a entender e aceitar que havia caído num golpe.
O valor era toda a poupança que economizou durante anos para dar entrada na compra da casa própria. A família não é mais a mesma depois do ocorrido. Segundo ele, a esposa caiu em depressão profunda e os filhos estão mais reclusos. “Eu, que sempre gostei do meu trabalho, sempre bati minhas metas, não consigo me concentrar mais… vou para a empresa, mas minha mente não está lá. Minhas vendas caíram demais e agora estou tendo problemas financeiros também. Só penso em tudo o que perdemos. Não sei o que fazer”, me disse.
Parece até óbvio dizer coisas como “tenha calma, dinheiro você recupera”, mas confesso que, naquele momento, eu não soube o que responder. Realmente é uma situação que abateria até o mais otimista dos homens. Até então familiar, a questão tomou proporções que começaram a afetar o profissional. A longo prazo, infelizmente, sabemos que isso pode até mesmo comprometer a permanência dele na empresa.
Já passei por situações em que um único problema ocupava minha cabeça o tempo inteiro. Consegui me colocar no lugar dele (acredito que todo mundo já tenha passado por uma situação assim alguma vez na vida). Em algum momento todo trabalhador já enfrentou conflitos familiares, problemas financeiros ou de saúde na família.
Se fossemos robôs, é claro que seria o normal que separássemos completamente os problemas pessoais da vida profissional, mas, como não somos (ainda bem), será que é possível evitar que nossos assuntos pessoais interfiram no rendimento de trabalho?
De acordo com especialistas, é necessário um esforço consciente e maturidade para reorganizar cada área da vida, com intuito de reduzir os impactos de questões pessoais no desempenho individual, mas também no ambiente de trabalho como um todo.
A sugestão é iniciar um diálogo honesto com a chefia imediata, comunicando as dificuldades pessoais. Se necessário, o profissional deve considerar a possibilidade de um afastamento temporário, garantindo que sua situação seja tratada com respeito, evitando a propagação do problema no ambiente de trabalho.
Problemas e crises pessoais são inerentes à condição humana. A diferenciação está na abordagem que damos a essas situações, no ambiente em que lidamos com elas e na nossa capacidade de enfrentá-las.
Se estiver passando por uma situação dessas, identifique de que maneira esses problemas estão impactando sua eficiência e busque alternativas para superar esses obstáculos, antes que a situação se torne uma bola de neve, comprometendo até mesmo sua estabilidade no emprego. Mesmo que não alcance o auge do seu potencial, o essencial é permanecer ativo, evitando desmotivação diante das dificuldades.
Diante de momentos difíceis, especialistas orientam que algumas atitudes podem ajudar:
- Ao chegar no trabalho, dê preferência para as atribuições que mais gosta de fazer, pois isso servirá de motivação para iniciar o dia.
- Mantenha suas tarefas anotadas em um local que fique fácil visualizar. Risque cada uma assim que concluir. Isso o ajudará a permanecer focado.
- Veja vídeos que te façam rir e evite notícias negativas.
- Mantenha uma rotina de exercícios físicos. Durante as atividades físicas o corpo libera hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar.
- Faça algo para relaxar antes de ir para o trabalho: ouça músicas que gosta, faça uma oração/meditação ou até mesmo atividades físicas.
- Tenha em mente as conquistas alcançadas em sua carreira e os bons momentos de sua vida profissional. Tenha confiança em você e em sua importância para o desempenho da empresa.
Precisar de ajuda não é uma vergonha. Por vezes, o necessário para superar momentos difíceis é receber uma direção profissional simples ou conselhos de alguém em quem confia verdadeiramente. Você não é a primeira pessoa a passar por isso e nem será a última. De uma forma ou de outra, a situação irá se resolver. Acredite nisso e, principalmente, não desista de você.
_*Péricles Régis*_
*Quer receber as vagas de emprego? Me chama no whats:* (15) 98144-0844