Um garoto alienígena vindo de um planeta extinto é adotado por um casal de fazendeiros no interior do Kansas e se torna o maior herói da Terra, usando seus superpoderes para combater o mal, sempre incógnito sob a identidade de um jornalista do Planeta Diário. Todos conhecem a história do Superman, um dos mais importantes e simbólicos personagens da cultura pop, mas muitos ainda desconhecem a história de sua criação e o grande impacto que ele provocou no mercado editorial norte-americano.
A história de Joe Shuster: O artista por trás do Superman é uma história em quadrinhos que narra a vida de um dos co-criadores do herói mais famoso do ocidente, ao mesmo tempo que explora a popularização dos quadrinhos modernos na Era de Ouro do gênero. Roteirizado por Julian Voloj (Ghetto Brother: Uma Lenda do Bronx) e ilustrado por Thomas Campi (Magritte: This is Not a Biography), o livro é uma obra de ficção escrita a partir de uma meticulosa pesquisa sobre a vida do famoso ilustrador, apresentando um retrato realista da história, ao mesmo tempo em que joga luz sobre a biografia de Jerry Siegel, roteirista, colega de Shuster e co-criador do herói.
O leitor terá a chance de conhecer as origens familiares de Shuster, sua juventude, o relacionamento com Siegel e a evolução de sua carreira, além de descobrir detalhes sobre a batalha judicial mais famosa da indústria dos quadrinhos. Quando a primeira história do Superman foi publicada, em 1938, na Action Comics #1, a dupla recebeu um pagamento de 130 dólares e, em troca, assinaram um contrato cedendo para sempre à editora todos os direitos sobre o personagem. Ao longo das décadas, à medida que Clark Kent alçava voos ainda maiores, Shuster e Siegel ficavam à margem do sucesso da própria criação.
A História de Joe Shuster: O artista por trás do Superman é uma graphic novel fantástica com uma delicada narrativa sobre criatividade, amizade, sucesso e persistência. Em tempos nos quais os super-heróis se tornaram verdadeiras lendas de sucesso e popularidade, é hora de lembrar dos homens que deram vida à primeira delas.