A dica de leitura de é Do Inferno, de Alan Moore e Eddie Campbell, ganhador do prêmio de crítica no Festival de Angoulême, de seis prêmios Eisner!
Escrito pelo mestre dos quadrinhos Alan Moore, autor de HQs de sucesso como Watchmen e V de Vingança, e ilustrado por Eddie Campbell, Do Inferno traz para os quadrinhos a história de Jack, o Estripador, o assassino em série que matava prostitutas e espalhou terror pela instável Londres do final do século XIX. Uma investigação sobre a brutalidade humana com uma densa trama policial, tendo como pano de fundo a era vitoriana.
A partir de um extenso levantamento bibliográfico e inúmeras visitas a Whitechapel, o bairro londrino onde os crimes ocorreram, Alan Moore baseia a narrativa na hipótese de que os assassinatos fizeram parte de uma conspiração envolvendo a família real. O livro traz as notas originais de Moore indicando as passagens romanceadas e o que foi efetivamente fruto de pesquisa.
Do Inferno foi aclamada como uma das mais importantes graphic novels já produzidas. Esteve na lista de best sellers do The New York Times, recebeu todos os principais prêmios do mundo dos quadrinhos, elogios entusiásticos de toda a imprensa e foi adaptado para o cinema em 2001.
Saiba que:
- Do Inferno é considerada a obra prima de Alan Moore, cultuado como o principal roteirista dos gibis e autor de obras célebres como Watchmen e V de Vingança.
- A obra recebeu os principais prêmios do mundo dos quadrinhos, entre eles, Angoulême, Eisner, Harvey Kurtzman, Good Taste e Ignatz.
- Livre dos ditames das grandes editoras de comic books, Moore cria um emocionante épico em quadrinhos, que, enquanto nos leva para uma vertiginosa história nos subterrâneos de Londres, explora questões como a opressão de gênero e o surgimento da moderna imprensa sensacionalista.
Sobre os autores
Alan Moore nasceu no dia 18 de novembro de 1953, em um bairro operário de Northampton, Inglaterra. Ainda adolescente, criou seu próprio zine, onde publicava suas poesias e ensaios, e se envolveu com um grupo de vanguarda local. No final dos anos 1970, já havia abandonado a ambição de ser desenhista e se dedicava apenas aos roteiros de sarcásticas HQs de ficção científica, na célebre revista 2000AD, onde surgiu o Judge Dredd. Foi por causa da 2000AD que Moore foi descoberto por um editor da DC Comics, que o convidou para escrever o gibi de um personagem já quase esquecido: o Monstro do Pântano.
Eddie Campbell é um quadrinista escocês, nascido em 1955. É criador das histórias autobiográficas Alec e Bachus, série de aventuras sobre deuses gregos vivendo nos dias de hoje.
“Os trabalhos de Moore têm frequentemente desafiado as expectativas dos leitores de quadrinhos, e sua obra mais ambiciosa, a gigantesca graphic novel Do Inferno, não é exceção… O resultado é ao mesmo tempo uma reflexão a respeito do mal, um thriller policial e uma análise da Inglaterra vitoriana… Uma obra impressionante”
– The Los Angeles Times