Agaquê

24 de agosto de 2022

Dias de Areia

John Clarke, um jovem fotojornalista, é contratado pela agência governamental Farm Security Administration (FSA), para testemunhar a dramática situação dos agricultores na região do Dust Bowl, localizada entre o Oklahoma, Kansas e Texas. Na década de 1930, a seca e terríveis tempestades de areia destruíram plantações e deixaram milhares de pessoas na miséria. Porém, ao aceitar essa missão, John não imagina o quanto sua vida e suas convicções mudariam.

Ao lado de seu protagonista, Dias de areia convida o leitor a questionar o papel social da fotografia e as consequências da interferência humana na natureza.

Os desenhos de Aimée de Jongh são marcados por uma linha fina e realista, além de cores quentes que ressaltam as paisagens. Ao mesmo tempo, essas cenas ganham contexto em diálogos que apresentam o impacto das tempestades de areia, a necessidade de migrar ou o caminho que praticamente transformou aquela região em um deserto. É como se durante a leitura fosse possível sentir a brisa do vento empoeirado que bate no rosto de John.

Dias de areia é baseado em uma história real. Em 1937, a agência federal Farm Security Administration (FSA) contratou fotógrafos para documentar a vida dos agricultores afetados pelo Dust Bowl: uma série de tempestades de poeira que atormentava a terra e seus agricultores. Uma dessas fotografias, em que uma casa era engolida por nuvens de areia, despertou o fascínio de Aimée de Jongh pelo Dust Bowl e pelos fotógrafos da FSA.

A quadrinista realizou uma pesquisa minuciosa, composta por leituras, documentários e até mesmo uma viagem pelos estados afetados pelo fenômeno. O resultado rendeu aclamação da crítica, Dias de areia venceu o Prix des Libraires de BD, além de diversos outros prêmios, e se tornou um best-seller na França e nos Países Baixos.

A edição brasileira ganhou tradução de Bruno Ferreira Castro e Fernando Scheibe e ja está disponível. Para saber mais sobre esta premiada graphic novel, acesse nosso site e aproveite para adquirir seu exemplar.

Paulo Lisboa

Quer acompanhar e ficar por dentro do universo das histórias em quadrinhos? Siga a página AGAQUÊ no Portal Sorocaba.com e no instagram @agaque.

Sou pesquisador, leitor e trabalho com quadrinhos desde 2008. Editei e diagramei mais de 50 títulos como freelancer para editoras nacionais, entre eles The Walking Dead / Os Mortos-Vivos, Spawn, Concreto, The Rocketeer, entre outros.

Em 2015 junto com alguns amigos, lançamos a Editora EDDA e publicamos “Biosfera Poética” e “Mishto” e participamos das principais feiras do meio como FIQ em Belo Horizonte-MG, Comic Expo em Santos-SP e Ilustradoria em Sorocaba-SP.

Fui palestrante no 1 CONAHQ – Congresso Nacional de Histórias em Quadrinhos (2016 – Recife-PE) com o tema “Nos Bastidores de uma HQ e para a Universidade Belas Artes (2020 – Sorocaba-SP) com o tema “Bastidores da diagramação de quadrinhos”.

Vamos juntos então?! Acompanhe as notícias do mercado, lançamentos e aproveite para ver alguns dos projetos realizados em @lisboa_editorial

  leia@agaque.com.br