Espresso Dia

9 de junho de 2022

Estamos na 4ª Onda do Café, você sabia?

Você já ouviu falar sobre as ondas do café? De maneira simples, trata-se das fases que determinam como evoluiu (e continua evoluindo) o consumo de café ao longo do tempo, definindo padrões de consumo e de qualidade.

Cada mercado e cada país tem um tempo de evolução diferente, por isso existem aqueles que ainda estão na primeira onda do café enquanto outros já atingiram a quarta.

Uma onda não anula a outra, apenas divide a atenção dos amantes de café. Cada um vive o seu momento e a sua experiência.

A primeira onda

A primeira onda do café foi marcada pelo aumento do seu consumo no mundo, no final do século XIX e início XX, enquanto a sua qualidade era comprometida, porque os consumidores buscavam apenas o principal benefício da bebida, o fato de ser fonte de energia. Ele era visto como uma bebida de preparo doméstico.

O mercado também evoluía e grandes marcas varejistas ditavam esta onda. Elas foram fundamentais na popularização do consumo de café e trouxeram inovações para o ramo, como embalagens a vácuo e o café instantâneo.

A segunda onda

A segunda onda do café veio como uma resposta para a falta de qualidade do produto. A partir da década de 1960, as máquinas de café espresso começaram a se popularizar nos Estados Unidos, sendo a Peet’s Coffee e a Starbucks as principais empresas responsáveis por esse crescimento.

Surge assim uma nova forma de tomar café, com uma atenção maior com a qualidade e padronização da bebida. Houve um aumento na preocupação com a origem dos grãos (vindos de diferentes regiões do globo), os tipos de torra etc.

Os baristas começam a fazer parte do simples ato de se tomar um cafezinho, oferecendo espressos, lattes e incentivando o consumo fora de casa.

Aqui, então, surgem as cafeterias com ambientes aconchegantes.

Terceira onda

Na terceira onda, temos o surgimento das pequenas cafeterias com cafés exclusivos, técnicas de extração refinadas, torras mais claras e notas sensoriais. O barista se torna um agente fundamental, pois há uma maior consciência sobre o processo produtivo do café. O consumidor quer saber mais sobre o que está bebendo.

Quarta onda

Na quarta onda do café, alguns mercados atingiram um nível de maturação mais elevado quando o assunto é o consumo dessa bebida.

Como estamos falando de uma evolução da onda anterior, houve uma popularização do conhecimento do café especial. Muitas pessoas tomaram conhecido do café de qualidade, aprenderam sobre os métodos e até começaram a fazer sua própria torrefação em casa.

Os gostos pelo café são variados. Muitos preferem o tradicional de supermercado, enquanto outros amam um especial, mas o importante mesmo é o café estar presente em nosso dia a dia e seu consumo e evolução ser constante!

Paulo Lisboa

Paulo Lisboa é um coffeelover, publicitário atuando como Diretor de Arte o que faz com que ele viva entre a correria de agência e freelancer, e também trabalha como gestor na área esportiva.

  dadolisboa78@gmail.com