Venda sem precisar vender!

25 de janeiro de 2023

Por que é tão difícil estabelecer confiança e transparência entre o vendedor e o comprador?

Mensagens como: matar um leão por dia, você precisa dar o tiro certo, aprender técnicas matadoras de fechamento são comuns no mercado (não deveriam)! Como você se sente lendo essa mensagem? Você é a presa ou a caça?

Esta é só a ponta do iceberg quando falamos da relação de desconfiança e descrédito que existe entre o comprador e o vendedor. O princípio para mudar isso requer elementos como respeito e colaboração entre quem compra e vende!

Como? Estando ao lado dos nossos potenciais compradores; entendendo verdadeiramente seus problemas, angústias, desejos e necessidades e informando com transparência e honestidade, se podemos e como podemos ou não o ajudá-los.

“Pare de vender e seja comprado®”
O que significa isso na prática?
Uma visão romântica sobre negociar e vender? Nada disso! É uma forma poderosa de comunicar com clareza ao mercado seus produtos e serviços, se diferenciar da concorrência, criar relações produtivas e significativas durante toda interação comercial, compreender os reais problemas, desejos e necessidades dos potenciais compradores, qualificar as oportunidades e ser altamente assertivo nas apresentações de soluções propostas e negociações.

Seis fundamentos para você refletir:

  1. Humanizar as relações entre quem compra e vende
  2. Transparência em toda interação comercial
  3. Ajudar os clientes a realizarem seus objetivos e consequentemente realizarmos os nossos
  4. Celebrarmos os resultados, cases e histórias dos nossos clientes
  5. Sermos conscientes do papel que temos como agente de transformação de cultura e processos e técnicas comerciais
  6. Eliminar a escassez e se concentrar na abundância.

Fábio Torres

Fábio Torres é pioneiro e difusor do conceito co-sales (venda colaborativa), a partir do qual aborda assuntos relacionados a networking profissional, venda colaborativa, gestão de pessoas e negócios no universo empreendedor.

Como Diretor Executivo da BNI, EnVendas e MX8, já atendeu mais de 1.500 empresas, gerando mais de R$ 82 milhões de faturamento para seus clientes.