Venda sem precisar vender!

5 de abril de 2023

Sem dúvida, você faz mais negócios com quem conhece, gosta e confia!

Não estou me referindo a comprar ou vender algo. E, mesmo que fosse, em situações de compras feitas com constância queremos interagir continuamente com pessoas com as quais desenvolvemos uma relação de proximidade e confiança.

Num mundo cada vez mais tecnológico, pós-covid, parece que as pessoas estão cada vez mais impulsivas, deixando de fazer algo fundamental para “serem compradas”, que é SE IMPORTAR!

Parece que paramos de escutar ativamente uns aos outros, paramos de fazer perguntas para entender os reais problemas, desejos e necessidades das pessoas e entender como resolvê-los por meio de produtos e serviços.

Ao interagir com um comprador, não parece que muitas vezes ele(a) está interessado(a) meramente no seu dinheiro? Interessado em resolver os seus próprios problemas e necessidades, em vez de resolver os problemas dos potenciais compradores?

Sim, o dinheiro que você deseja ter está no bolso de alguém! A questão é que as pessoas adoram comprar, mas odeiam que vendam para elas.

Neste papo de hoje, compartilho com você 10 dicas para ter mais e melhores resultados por meio de seus relacionamentos comerciais:

1 – Construa relacionamentos autênticos: antes de pensar em vender, concentre-se em construir relacionamentos autênticos com as pessoas em sua rede. Isso envolve ouvir ativamente e entender suas necessidades, bem como oferecer ajuda e recursos sempre que possível.

2 – Mantenha contato regular: manter contato regular é essencial para manter seus relacionamentos. Certifique-se de manter-se presente na mente de seus contatos.

3 – Seja específico sobre o que você oferece: quando estiver se conectando com pessoas em sua rede, seja específico sobre o que você oferece. Certifique-se de que suas conexões saibam exatamente quais são seus produtos ou serviços em que você é especialista.

4 – Compartilhe informações valiosas: compartilhe informações valiosas com suas conexões sempre que possível. Isso pode incluir notícias do setor, insights úteis ou mesmo artigos que possam ser relevantes para o trabalho deles.

5 – Fique atento às oportunidades de negócios: esteja sempre atento a oportunidades de negócios que possam surgir por meio de sua rede. Isso pode envolver apresentar um cliente em potencial a um colega de trabalho ou até mesmo indicar um serviço ou produto que um contato esteja procurando.

6 – Participe de eventos de networking: participar de eventos de networking pode ser uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e expandir sua rede. Certifique-se de ir a eventos que sejam relevantes para o mercado e esteja disposto a se envolver e se conectar com os participantes.

7 – Aproveite as mídias sociais: as mídias sociais podem ser uma ferramenta poderosa para se conectar com outras pessoas no mercado. Certifique-se de estar presente nas plataformas relevantes e use-as para se envolver com outras pessoas em sua rede.

8 – Ofereça ajuda sempre que puder: Esteja disposto a oferecer ajuda sempre que possível. Isso pode envolver oferecer conselhos ou orientações, compartilhar recursos ou mesmo apresentar suas conexões a outras pessoas em sua rede.

9 – Mantenha-se atualizado com as necessidades de suas conexões: Esteja sempre atualizado com as necessidades de suas conexões. Isso pode envolver manter contato regular e perguntar sobre suas necessidades ou desafios, bem como estar atento a possíveis oportunidades de negócios que possam surgir.

10 – Seja proativo: por fim, seja proativo em sua abordagem de vendas. Esteja disposto a se envolver com as pessoas em sua rede e ofereça seus produtos ou serviços de maneira proativa. Lembre-se de que a venda pode ser um processo gradual e, muitas vezes, é necessário construir relacionamentos duradouros antes que a venda possa ocorrer.

Aplique essas estratégias e comente comigo por aqui ou no meu instagram @fabiotorres_ft o que mais funcionou, combinado?

Obrigado por ler e até o próximo artigo!

Fábio Torres

Fábio Torres é pioneiro e difusor do conceito co-sales (venda colaborativa), a partir do qual aborda assuntos relacionados a networking profissional, venda colaborativa, gestão de pessoas e negócios no universo empreendedor.

Como Diretor Executivo da BNI, EnVendas e MX8, já atendeu mais de 1.500 empresas, gerando mais de R$ 82 milhões de faturamento para seus clientes.