Foram apenas 10 dias recesso, tempo suficiente para os estudantes sentirem saudades dos amigos e professores
Em torno de 60 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas ontem (1º), após 10 dias de recesso que ocorreram entre 18 a 28 de julho. No total, 176 escolas retomaram às aulas. Ainda neste mês, serão levadas atividades às unidades de ensino de Sorocaba, como o projeto Turma da Ação – Missão Natureza, além de ações de educação no trânsito.
Quem sentiu falta da escola foi a aluna do 2º ano do Fundamental da E.M. Matheus Maylasky, Sofia da Silva, de 8 anos. Ela aproveitou os dias de férias para assistir desenho e ir ao cinema com a mãe. Apesar da vida boa, Sofia não via a hora de voltar para a escola. “Estou animada, estava com saudade. Mas o que mais senti falta foi da aula de educação física. É a minha favorita”, disse.
Já Vicenzo Bertin, de 10 anos, brincou com os primos e jogou futebol no sítio da família. “Senti saudade dos professores, do recreio e dos meus amigos”, disse o estudante do 5º ano do fundamental. Para a aluna Vitória Camila, do 3º ano do fundamental, as férias serviram para passar mais tempo com a mãe e andar de bicicleta. Ontem (1º), no primeiro dia de aula, a menina de 8 anos só pensava em duas coisas: estudar e conversar com as amigas.
Mesmo de férias, Vinicius Tavares, estudante do 8º ano do fundamental, não largou a escola. É que ele aproveitou as férias para curtir a festa julina realizada pelo Maylasky durante o recesso escolar. “Fiz bastante coisa nas férias. Joguei futebol, videogame e fui na festa da escola”. Apesar da diversão, o estudante de 13 anos estava com saudade de tudo que envolve a escola, professores, recreio e amigos.
Teatro pedagógico
Neste mês de agosto, 2.600 estudantes de 6 a 12 anos, de 13 escolas municipais, poderão conhecer o projeto Turma da Ação – Missão Natureza, que acontece até o dia 17. O objetivo da ação é promover a educação ambiental aos alunos, por meio de apresentações de teatro pedagógico infantil.
O projeto terá sessões às 10h e 13h30, nas seguintes escolas: E.M. Dr. Hélio Rosa Baldy, E.M. Tereza Ciambelli Gianini; E.M. Prof. Edemir Antonio Digiampietri; E.M. Prof. Basílio da Costa Daemon; E.M. Prof.ª Norma Justa Dall’Ara; E.M. Profª Inês Rodrigues Cesarotti; E.M. Prof. Oswaldo de Oliveira; E.M. Ronaldo Campos de Arruda; E.M. Prof. Irineu Leister; E.M. Prof.ª Renice Seraphim; E.M. Prof.ª Maria de Lourdes Ayres de Moraes; E.M. Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez e E.M. Prof. Ary de Oliveira Seabra.
Educação no trânsito
A Secretaria de Mobilidade também preparou atividades para os pequenos que frequentam as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIS). Hoje (2), das 11h30 às 13h30, alunos do Maylasky receberão materiais educativos sobre trânsito. Já na quinta-feira (4), a mesma ação ocorrerá, das 16h às 17h, na Escola Estadual Antônio Padilha.
Os Centros de Educação Infantil (CEI) receberão a apresentação teatral de fantoches intitulada Super Amarelinho. A primeira unidade a receber a atividade lúdica é o CEI-92 Prof.ª Dolores Fagundes Pedroso (Jardim Santa Esmeralda), no dia 9 de agosto, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30. A atividade prossegue no dia 10, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, no CEI-114 Fausto Ferreira Telles (Jardim Bom Sucesso). Já, nos dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, o teatro de fantoches acontece no CEI-03 Dona Zizi de Almeida (Cerrado). (Virgínia Kleinhappel Valio)