Cotidiano

26 de abril de 2022

De olho no período de estiagem, Salto cria plano de racionamento de água

Serão quatro fases: azul, amarela, laranja e vermelha. Ainda não há uma data para quando o racionamento irá começar

Salto (SP) já começou a preparação de um plano de racionamento de água para o período de seca. A cidade não tem reservatório e depende exclusivamente das condições climáticas e da água que vem dos mananciais.
No último ano, houve uma grave crise hídrica no município e, neste ano, Salto se antecipou. Isso porque, em abril, choveu apenas 10 mm na cidade e não há previsão de chuva para os próximos dias. No mesmo mês de 2021, foram 30 mm.

O plano prevê quatro fases de racionamento: azul, amarela, laranja e vermelha. Na vermelha, a mais restritiva, as casas e comércios podem ficar até um dia e meio sem água e 12 horas com abastecimento.
Ainda não há uma data para o início do racionamento, porém, as casas e comércios que recebem água da estação de tratamento da João Jabur podem entrar mais cedo, pois a unidade já está passando por uma situação delicada.
Os moradores serão avisados com antecedência caso isso venha a acontecer. Multas também serão aplicadas, como aconteceu no ano anterior, e a população terá que se organizar em relação ao reservatório.

*Com informações do Tem Mais