Cotidiano

3 de junho de 2022

Ecomercado, economia solidária e consumo consciente são temas da 1ª ‘Mostra Territórios Rurais’, do Sesc Sorocaba

Oficinas, bate-papos, feira de produtos agroecológicos e shows integram a programação 

O Sesc Sorocaba realiza nos dias 11 e 12/6sábado e domingo, a primeira edição da Mostra Territórios Rurais. O evento tem como objetivo apresentar os conceitos de ecomercado, economia solidária e agroecologia, a partir de produtos nativos sustentáveis da Mata Atlântica e da região metropolitana de Sorocaba, que permitem a geração de renda para os agricultores e conservação da floresta nativa. 

A programação é gratuita e conta com oficinas sobre alimentação saudável, receitas de doces e pratos salgados, feira de produtos agroecológicos, oficinas sobre cultivo de hortas em pequenos espaços, produção de mudas nativas, além de shows musicais. Confira: 

Oficina

Cozinha Raiz

Com Carlos Martins, professor e coordenador no curso de Gastronomia da Uniso   

A alimentação saudável e sustentável atualmente vem ocupando um importante papel no cenário gastronômico do mundo e aqui no Brasil não é diferente. Como a cidade de Sorocaba está em franco crescimento, as variadas formas alternativas de alimentação também se tornam importantes por aqui. Incentivar o consumo consciente, seja de animais e/ou vegetais, é a linha mestra da nutrição no momento, diante do consumo desenfreado de produtos industrializados pela população.  

O objetivo desta oficina é proporcionar aos participantes o contato com formas alternativas para a alimentação no dia a dia, através do conhecimento de algumas técnicas, ingredientes, sabores e texturas, sempre com o foco na promoção da saúde e da sustentabilidade. Cardápio Plant Based (receita sem carne e outros derivados de origem animal): Feijão Tropeiro e Canjiquinha.

A atividade acontece dia 11/6sábadodas 13h30 às 15h, na Sala 1. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 16 anos. Vagas limitadas. 

Oficina

Hortas em pequenos espaços

Com Everton Oliveira, biólogo e professor da rede pública estadual

Esta oficina apresentará aos participantes formas de produzir alguns alimentos em espaços pequenos nas áreas urbanas e periurbanas. Para esta atividade, os participantes deverão trazer uma garrafa PET.

A oficina acontece dia 11/6sábadodas 16h às 17h30, na Sala 1. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 16 anos. Vagas limitadas. 

Feira de Produtos Agroecológicos e Frutos da Mata Atlântica

Com diversos produtores   

A feira contará com vários destaques de produtos agroecológicos (livres de agrotóxicos) e frutos como o cambuci, a uvaia, o araçá e a juçara. A conservação de alguns desses frutos auxilia na percepção de que recuperar a floresta pode ser um grande aliado para um comércio justo e solidário.  

A feira acontece dia 12/6domingodas 12h às 18h, no Espaço de Exposições da unidade. A classificação é livre. 

Show

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro é violeiro sul-mato-grossense e traz na bagagem influências de estilos musicais da fronteira como guarânias, polcas e chamamé, misturadas a sonoridades contemporâneas. No show “Histórias Boiadeiras”, o artista apresenta clássicos da música regional e suas músicas autorais.  

O show acontece no dia 12/6domingoàs 12h, no Espaço de Exposições. A classificação é livre para todas as idades. 

Oficina

Produção de mudas de cambuci e outras nativas

Com Beth Sá Magini, produtora de mudas nativas em Parelheiros  

Beth produz mudas nativas há mais de 10 anos, e nesta oficina irá compartilhar as melhores maneiras de como selecionar as sementes, plantar e cultivar as mudas de cambuci, além de passar orientações sobre adubação, iluminação, poda e limpeza.  

A atividade acontece dia 12/6domingodas 13h30 às 14h30, na Sala 1. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 16 anos. Vagas limitadas. 

Oficina

As tradições tropeiras da Serra do Mar, conservas e pratos salgados

Com Nilson Máximo, do Rancho Inhame Bravo  

Há mais de 15 anos, Nilson produz bebidas, conservas e pratos com o cambuci, além de atuar no movimento socioambiental e na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Esta oficina propõe um resgate às tradições tropeiras da Serra do Mar com receitas centenárias, como molhos para carnes e saladas, farofas, conectando-se com receitas modernas, como as de antepastos.  

A atividade acontece dia 12/6domingodas 15h às 16h, na Sala de Oficinas. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 16 anos. Vagas limitadas. 

Show

Fabiola Beni

A compositora e violeira Fabiola Beni leva ao palco do Sesc Sorocaba seu trabalho de música instrumental e canções. As referências tradicionais da música caipira e nordestina se fundem às suas influências mais modernas de folk e música instrumental. Os ritmos regionais como a catira, a guarânia, a quadrilha e o baião ganham uma forma muito particular neste novo trabalho. As músicas trazem uma atmosfera acústica e percussiva, que vão desde um clima solar/dançante até um mais soturno/reflexivo. Fabiola Beni faz alusão ao interior do noroeste paulista em suas composições. Natural dessa região, apesar de toda a modernidade, a compositora ainda tem a roça, a pesca, o rio, os “causos”, enfim, a vida sertaneja como fonte de inspiração.  

A apresentação acontece dia 12/6domingoàs 15h, no Espaço de Exposições. A classificação é livre para todas as idades.  

Oficina

Produção de geleias e doces de cambuci e outras nativas

Com Alzira Pelegrini, produtora de geleias e doces  

Produtora de geleias e doces de cabuci e outras frutas nativas há mais de 15 anos em Paranapiacaba, Alzira mostra ao público presente o modo adequado de se selecionar os frutos, higienizá-los e preparar os ingredientes, processar, envasar e armazenar os produtos. 

A oficina acontece dia 12/6domingodas 17h às 18h30, na Sala de Oficinas. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento.  Classificação 16 anos. Vagas limitadas. 

SERVIÇO

Mostra Territórios Rurais 

Dias 11 e 12/6, sábado e domingo. 

Diversos espaços e horários. 

+ informações  

sescsp.org.br/mostra-territorios-rurais 

Sesc Sorocaba 

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. 

Recomendamos o uso de máscara nas dependências da unidade.