A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), convidam startups, micro, pequenas e médias empresas da Região Metropolitana para participarem do Exporta SP, programa de capacitação on-line para exportação, totalmente gratuito. A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), recebe inscrições até 12 de julho.
“A Prefeitura e o PTS apoiam e incentivam esse projeto que contribui para a diversificação do mercado, aumento do volume de vendas e lucratividade, redução da sazonalidade e, ainda, na melhoria dos produtos”, destaca o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Tadeu Cancellara. “Por tudo isso, essa capacitação é uma grande oportunidade de expansão dos negócios.”
Voltado para empresas que produzem todos os tipos de produto, inclusive as do agronegócio e do setor de serviços, o curso tem duração de quatro meses e aborda os temas que mais desafiam os empreendedores no processo de internacionalização, como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e vendas Além disso, os participantes terão até dois anos de acompanhamento com especialistas.
“Essa é uma excelente forma de adquirir mais conhecimento e nortear o crescimento dos negócios, com informação e aprimoramento. Os participantes devem aproveitar, ao máximo, as dicas e orientações dos especialistas da InvestSP e da Fundação e Instituto de Administração (FIA) durante o curso”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.
Em média uma de cada cinco empresas começa a exportar antes mesmo do término da capacitação. O programa já formou 355 empresas e outras 152 devem se formar em julho. A maior parte atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, saúde e vestuário.
Conforme explica o InvestSP, durante o treinamento no Exporta SP, o empreendedor terá aulas e acesso à plataforma on-line de conteúdo, chamada AVA (Ambiente Virtual de Aula), que utiliza o modelo Canvas, ferramenta mais utilizada atualmente para planejamento de negócios. Também serão realizados workshops que auxiliarão os participantes a construir uma rede de contatos de empresários que buscam a inserção no mercado internacional.
O Exporta SP garante que, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, nada será compartilhado com qualquer instituição sem que, para isso, exista a expressa permissão dos responsáveis.
Serviço
Exporta SP – Programa de Capacitação para Exportações
Inscrições até 12 de julho de 2022, pelo link: https://bit.ly/venhaexportar.
Gratuito
Mais informações: spexport@investsp.org.br ou pelos telefones: (11) 3100-0309 ou (11) 3100-0395