A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciam nova fase de ampliação das obras de desassoreamento do Rio Sorocaba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, via Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), que gerencia o Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos. Nesta quinta-feira (23), o Município recebeu uma escavadeira e três caminhões, sendo que, para esta sexta-feira (24), está prevista a chegada de duas dragas, para serem utilizadas na ação.
Os maquinários permanecerão alocados nas proximidades das pontes de Pinheiros e da Radial Norte, para executar a remoção de bancos de areia. “O objetivo é, ao longo deste ano todo, darmos sequência aos trabalhos de ampliação do desassoreamento do Rio Sorocaba. Já estamos, inclusive, tratando da continuidade dessa parceria importante com o Estado”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.
“A previsão é que a parceria com o Governo do Estado fosse retomada em março, mas conseguimos antecipar isso. Agora, 26,2 mil m³ de sedimentos devem ser retirados do rio Sorocaba nesta nova fase de ampliação das obras de desassoreamento”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Os trabalhos já tiveram início nesta quinta-feira (23), com a abertura de acesso até a margem do rio, na região da Ponte de Pinheiros, e com a preparação do leito, para posicionamento adequado das máquinas. O mesmo procedimento será executado também nas proximidades da ponte da Radial Norte.
“A remoção dos sedimentos começará nesta sexta-feira, a partir da chegada das duas dragas. O objetivo, sempre, é garantir melhores condições de escoamento das águas, ainda mais em um momento como este, quando o nível do Rio Sorocaba continua elevado, devido ao aumento da vazão da represa de Itupararanga para o manancial”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.
No ano passado, o Saae/Sorocaba já havia realizado o desassoreamento em três pontos do Rio Sorocaba, todos também na Zona Urbana e em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, foram retirados, de lá para cá, cerca de 60 mil metros cúbicos (5 mil caminhões) de material, além de outros 20 mil m³ do córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste.
Porém, no dia 20 de janeiro deste ano, o Saae/Sorocaba adiantou, com recursos próprios, a ampliação desses trabalhos de desassoreamento do Rio Sorocaba. Isso, para remoção de banco de areia do leito do rio, no ponto localizado na Avenida Dom Aguirre e proximidades do entroncamento com a linha férrea e a Usina Cultural. Cerca de 1.200 m³ de material (100 caminhões) já foram retirados do local, desde então. Os trabalhos nesse ponto terão continuidade e haverá, ainda, a estabilização de um talude afetado por erosão ocasionada pelas fortes chuvas.
Mais de 15 obras realizadas no combate a alagamentos desde 2021
A realização de obras de drenagem em todas as regiões do município, desde redes para escoamento de águas pluviais até substituição de travessias de córregos, além das obras de desassoreamento, sobretudo para evitar alagamentos, estão entre as prioridades executadas pela Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), nos dois últimos anos, a partir de 2021. As intervenções incluem, ainda, a limpeza de bueiros, redes de esgoto e de taludes às margens dos córregos.
“Sejam com recursos próprios do Saae/Sorocaba, via financiamento ou em parceria com outras instâncias de Governo, os investimentos são constantes na realização de melhorias em todas as regiões da cidade, com especial atenção às obras para evitar e combater os alagamentos. Temos realizado, nesses dois anos, obras que eram esperadas há décadas na cidade”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.
Confira todas as obras realizadas em Sorocaba no combate a alagamentos, desde 2021, no link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/confira-obras-realizadas-no-combate-a-alagamentos-desde-2021-e-outras-melhorias/.