Cotidiano

2 de fevereiro de 2023

Prefeitura e Saae/Sorocaba reforçam serviços de desassoreamento com canal de escoamento do Rio Sorocaba no Parque Vitória Régia 3

A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba) iniciaram, nesta quarta-feira (1), a execução de um canal de escoamento do Rio Sorocaba, na região do Parque Vitória Régia 3, a fim de dar mais vazão às águas, em caso de chuvas intensas, reforçando, com isso, os serviços de desassoreamento do rio.

Para as obras, as equipes do Saae/Sorocaba utilizam duas escavadeiras hidráulica de braço longo, retroescavadeiras, caminhões para retirada de terra, além de toda estrutura para os profissionais armazenarem os ferramentais. Também foi realizada uma vistoria, em barco, no trecho entre a ponte Radial Norte e a captação da ETA Vitória Régia, em uma extensão de 10 quilômetros, para identificar eventuais pontos que não estavam na programação do desassoreamento já realizado em parceria com o Governo do Estado.

Estima-se que o canal de escoamento ocupe cerca de 30 mil m² e a execução seja concluída em até 40 dias, caso não haja intercorrências devido às condições do tempo. “Realizaremos a ampliação do desassoreamento da calha do rio, possibilitando vazão das águas e aliviando as regiões próximas ao local. No total, serão removidos cerca de 60 mil m³ de sedimentos”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Limpeza de vias

Ainda, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) seguem realizando os serviços de limpeza das vias e áreas atingidas pelas chuvas, atuando em três pontos da cidade, neste momento: ruas dos bairros Jardim Vitória Régia e Jardim Maria do Carmo; Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas; e na Avenida XV de Agosto, na região do Porto das Águas.

“Os profissionais seguem trabalhando, incansavelmente, para concluir essas limpezas. Vale lembrar que ainda estamos em período de chuvas, por isso, ainda mais agora, é fundamental contar com a contribuição de todos na manutenção das vias limpas”, conclui o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa.