Cotidiano

14 de março de 2023

Saae/Sorocaba moderniza sistema de leitura e faturamento do consumo de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba está em processo de modernização do seu sistema de leitura de hidrômetros e de faturamento, o que permitirá a entrega imediata das contas de água, dentro do mesmo mês de consumo, a partir de 2024.

Para que a medida seja colocada em prática, a autarquia está promovendo, já neste mês de março, ajustes nas datas de cobrança e remanejando o cronograma de leitura nos próximos meses.

“Em síntese, o usuário estará pagando pelo que consumiu exatamente naquele mês. Ou seja, por exemplo, o consumo referente a janeiro de 2024 será medido no fim deste mesmo mês e cobrado em fevereiro. Isso possibilitará, inclusive, a identificação, de forma imediata, de possíveis alterações, otimizando o tempo de resolução, assim como melhorando, cada vez mais, os serviços prestados aos moradores”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

No momento, a autarquia já trabalha com a entrega simultânea da fatura, em que, após a leitura do hidrômetro, a conta sai impressa e é entregue no local. Porém, ela é obtida referente ao que foi consumido no mês anterior. Isto é, a leitura realizada em janeiro de 2023, por exemplo, é referente ao consumo de dezembro de 2022, com o pagamento para fevereiro de 2023.

O novo sistema está previsto para começar a operar em janeiro do ano que vem, sendo que os ajustes nas datas de cobrança é um pré-requisito para implantar o novo modelo, da maneira mais eficiente e sem incômodo à população que utiliza o serviço. Atualmente, o Saae/Sorocaba tem mais de 240 mil ligações de água ativas na cidade.

Mudança gradativa, sem impacto ao morador

Ainda, durante a implantação do novo sistema, para que não haja junção da cobrança de dois meses de consumo, o Saae/Sorocaba adotou a reorganização das datas de leitura, de forma que o mês de consumo “mais antigo” possa ser fracionado nos meses subsequentes, até o final de 2023.

“Ao invés da cobrança desses 30 dias mais antigos ser somada ao consumo da leitura atual, o que acarretaria mudança na média paga pelo usuário, foi estabelecido que esse consumo seja diluído nas leituras dos próximos meses, ao longo do ano, sem ter impacto na conta”, destaca o diretor-geral da autarquia.

A autarquia orienta os usuários que a informação “data prevista da próxima leitura”, que consta nas contas de água, será ajustada ao novo cronograma e poderá ser considerada pelo munícipe. Até que o sistema esteja totalmente implementado, novas mudanças de datas de leitura poderão ocorrer, sendo que, após essa fase de adequações, haverá somente uma data fixa para cada usuário.

A adoção da nova metodologia é recomendada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), órgão que regula 64 municípios do estado paulista.

O Saae/Sorocaba também se coloca à disposição dos moradores pelos canais de atendimento. O contato é pelos telefones 0800-770-1195 (ligação gratuita) e (15) 3224-5800, além do e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br ou, ainda, presencialmente nos postos nas Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que fica no Pátio Cianê Shopping.

Abastecimento público e qualidade da água

O Saae/Sorocaba busca, constantemente, a melhoria contínua e a excelência nos processos de potabilização da água. A meta é, sempre, a excelente qualidade da água servida à população.

A qualidade do abastecimento de água disponibilizado pelo Saae/Sorocaba obteve 85,6% de aprovação da população, conforme última pesquisa realizada pela equipe do portal Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT). O levantamento tem como base dados coletados em junho de 2021, ouvindo 600 moradores da cidade, maiores de 16 anos. Sorocaba apresentou as melhores avaliações do abastecimento, desde novembro de 2020.

Ainda, conforme os rankings de 2021 e 2022 do Instituto Trata Brasil, baseado nos dados do SNIS, Sorocaba teve um salto da 25ª para 22ª posição entre as 100 maiores cidades do Brasil com os melhores índices de saneamento (água e esgoto).

Outro reconhecimento do bom serviço prestado pelo Saae/Sorocaba à população se deu pelo resultado de pesquisa de satisfação, divulgado em setembro de 2022. O nível de satisfação em relação aos serviços prestados atingiu a nota geral de 8,4, em pesquisa encomendada pela ARES-PCJ. Houve significativa evolução na nota em relação às pesquisas anteriores, também coordenadas pela agência reguladora. Em 2017, a nota da autarquia foi 7,8, ao passo que, em 2020, registrava 7,7.

Além disso, a tarifa de consumo de água residencial praticada pelo Saae/Sorocaba está entre as mais baratas do Estado de São Paulo, sendo a segunda menor praticada em toda a Região Metropolitana (RMS).