Cotidiano

7 de julho de 2022

Saae/Sorocaba realiza roçagem e limpeza de 10,2 milhões de m² de margens de corpos d’água no 1º semestre de 2022

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza ação contínua de roçagem de margens e taludes do Rio Sorocaba, além de córregos e bacias de contenção na cidade. Levantamento feito pela autarquia aponta que os trabalhos realizados, somente no primeiro semestre de 2022, totalizaram 10.284.663 metros quadrados de roçagem, cuja área é equivalente a 1.028 campos de futebol. No mesmo período do ano passado, o total foi de 10.124.803 m² de roçagem, cuja área é equivalente a 1.012 campos de futebol.

Uma equipe contratada, especializada nesse serviço, está responsável pelas ações diárias, que seguem programação previamente aprovada pela autarquia, atendendo cerca de 40 pontos do município, ao todo. O serviço é feito de forma criteriosa e de acordo com a demanda, embora também haja casos emergenciais, que necessitam de intervenção imediata.

No mês de janeiro, foram 2.054.282 m² de roçagem; 2.050.082 em fevereiro; 2.050.082 m² em março; 1.657.515 m² em abril; 1.086.947 m² em maio e 1.385.755 m² em junho. Além disso, materiais descartados nas margens dos corpos d’água são coletados e, durante esse período do ano, foram contabilizados em torno de 6.116 metros cúbicos retirados, volume equivalente ao transportado por 1.020 caminhões do tipo basculante.

Seguindo a programação, na última segunda-feira (4), a equipe iniciou os trabalhos nas margens do Rio Sorocaba, onde são executados em uma área total de 285 mil m². “Durante esta época do ano, os serviços são programados para ocorrerem de dois em dois meses ou sempre que necessário, pois se trata de época de estiagem, em que a vegetação cresce menos rapidamente. No início do ano, principalmente no período de chuvas, a roçagem é mais constante, geralmente todo mês”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Normalmente, os serviços de roçagem ocorrem ao longo do Rio Sorocaba, córrego Água Vermelha, córrego Lavapés, córrego Supiriri (Centro), Vila São João, Trujilo, Rua Ricardo Severo (CSU), Vila Moreno, córrego Piratininga, córrego Vila Matilde (Vila Rica), Rua Angelo Elias, Jd. Iguatemi, Jd. Abaeté, Jd. Brasilândia, Córrego Pitico (Matadouro), Vila São Pedro, Córrego Mineirão, córrego Vila Formosa, córrego Itanguá (fase II), Jd. São Guilherme, Pq. das Laranjeiras, Rua Estados Unidos, Jd. São Camilo, Jd. Santa Marina/Paineiras, Parque Três Meninos, córrego Pesqueiro, Vila Dálmatas, Brigadeiro Tobias, Jardim do Paço, Megaplantio, Parque das Águas, Aparecidinha, Bacia Espanhóis, Bacia Formosa, Bacia Abaeté, RDC Água Vermelha, Represa Castelinho e Jd. São Marcos.

O diretor-geral da autarquia destaca que os funcionários diretos do Saae/Sorocaba, bem como os colaboradores de empresas terceirizadas que prestam serviços, passaram todos por treinamento para executar esse trabalho da maneira adequada, com base na legislação vigente, respeitando os locais onde animais vivem e se reproduzem, bem como as técnicas de proteção e conservação da biodiversidade existente.

“O objetivo é manter a limpeza e altura adequada da vegetação, em conformidade com o restante das áreas nos arredores. Trata-se de uma grande responsabilidade socioambiental, envolvendo também a comunidade, conscientizando para a preservação do meio ambiente”, completa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.