Sorocaba tem mostrado desempenho muito positivo na geração de postos de trabalho com carteira assinada. Mais uma evidência disso é que o índice de desemprego na cidade, que era de 10,50%, ao final de 2019, caiu para 7,8% em junho deste ano e está abaixo dos percentuais verificados no Estado de São Paulo (10,80%) e no Brasil (9,3%).
Os dados são de pesquisa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura de Sorocaba, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Já, em 2019, a taxa nacional de desemprego era de 11,9% e a do Estado, de 12,8%.
“Sorocaba está no caminho certo! Estamos trabalhando muito em prol do maior projeto social que existe, que é a geração de empregos. Graças a todas as ações de fomento à empregabilidade, realizadas em conjunto pela Prefeitura, a indústria e a classe empresarial, o índice de desemprego caiu muito, mesmo pós período pandêmico. Além disso, os cursos oferecidos gratuitamente pela Universidade do Trabalhado, Empreendedor e Negócios (Uniten), por exemplo, também colaboraram para a contratação de mão de obra qualificada”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.
Sorocaba teve um saldo positivo de 1.673 vagas de emprego em junho de 2022. A cidade, inclusive, ficou à frente de outros municípios de porte semelhante ou maior e que são tradicionalmente grandes geradores de postos de trabalho: Osasco (- 9 vagas). Santo André (+258), São Bernardo do Campo (+1.424), São José dos Campos (-16), Ribeirão Preto (+605), São Caetano do Sul (+1.234), São José do Rio Preto (+460), entre outros.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, o fato de Sorocaba apresentar menor índice de desemprego é decorrente, dentre outros fatores, da confiança do empresariado em investir na cidade. “As instituições estão sentindo que Sorocaba tem um ambiente favorável para a vinda de novas empresas, devido a uma série de fatores, como a logística privilegiada, os incentivos fiscais oferecidos, a mão de obra qualificada, a assessoria especializada ofertada ao investidor, além do sentimento positivo em relação à Administração Pública atual e ao avanço da economia do município”, destaca.
Acumulado
De acordo com o Caged, em 2022, Sorocaba já gerou 64.991 admissões frente a 57.914 demissões, com saldo positivo acumulado de 7.077 vagas de emprego, ficando também à frente de outros grandes municípios do estado de São Paulo, como: São Bernardo do Campo (7.019), Santo André (5.268), São José dos Campos (4.297) e Osasco (1.747).
Mutirão de Empregos Sorocaba
Nesse contexto, uma das principais iniciativas do Poder Público nesse sentido, a 9ª edição do Mutirão de Empregos Sorocaba acontece na próxima terça-feira (30), às 9h, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), ofertando mais de 2 mil vagas de trabalho. Essas oportunidades todas são resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Sedettur e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), as agências de empregos, empresas instaladas na cidade e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). No evento, ainda, haverá acima de 400 vagas de estágio e mais de 150 oportunidades específicas para Pessoas com Deficiência (PCD), além da possibilidade de realização de cadastro para emissão de laudo para PCDs.
Para participar desta edição do mutirão, que acontecerá no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o candidato dever se inscrever pelo link: https://abre.ai/9-mutirao-de-empregos. As inscrições também podem ser realizadas nas Casas do Cidadão Nogueira Padilha, Itavuvu, Ipiranga, Ipanema, Éden e Pátio Cianê Shopping.
O PTS fica localizado na Avenida Itavuvu, 11.777. (SECOM)