Para marcar o mês da Consciência Negra, no próximo sábado, 19, acontece a 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra – “Ubuntu SMetal”. O evento começa às 13h e é realizado pelo Coletivo Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
A entrada é solidária: um quilo de alimento não perecível, que será destinado para a Campanha Natal Sem Fome 2023, conduzida pelo SMetal em prol do Banco de Alimentos de Sorocaba.
A 3ª Mostra de Cultura e Arte Negra – “Ubuntu SMetal” acontece na sede do Sindicato, na rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade. Diversas atividades culturais acontecem no decorrer do evento. Confira:
Shows
Samba com os grupos Nós Faz a Festa e Nego’s Véio
Rap com Anunnaki Records, X4 hip-hop, Conexão ZN, Laysla Lady e Visão Marginal Coletividade
Discotecagem com DJ Bbeka
Palestra
“Biografias Afro-Saltenses – Histórias e Memórias da População Negra de Salto”, com o historiador Chell Oliveira
Oficinas
Oficina de Krump com Allan Dereck
Oficina de Samba Rock com Ponto 3
Oficina de Dance Hall com NG Coquinho
Conscientização
O coordenador do Coletivo Racial do SMetal, Everton da Silva Souza, destaca que o evento tem o objetivo de dar visibilidade para a arte e a cultura negra de Sorocaba e região.
“Novembro é um mês que marca a luta e a resistência do povo preto, o combate ao racismo e a celebração do que produzimos de melhor. Por isso, buscamos uma atividade que contemple os artistas e militantes negros da nossa localidade. Será um dia de muito debate e vivências para a comunidade”.
Leandro Soares, presidente do SMetal, enfatiza o papel da entidade na luta contra o racismo. “O Sindicato está sempre junto das principais lutas sociais, sempre se opondo ao preconceito e atitudes racistas. Não podemos aceitar que as pessoas sofram nenhum tipo de violência por causa da cor da sua pele. O compromisso de acabar com o racismo é de todos nós e o SMetal está à disposição nessa batalha”.