“Cineminha terapêutico” é o nome da nova atividade proposta aos frequentadores da Chácara do Idoso, na Vila Progresso. A ação combina uma sessão quinzenal de cinema, seguida de uma roda de conversa, que é conduzida pela terapeuta voluntária Ana Lúcia, em conjunto com o coordenador da unidade, Sergio Marcelo Soler Sauer.
A primeira experiência foi um sucesso, com participação maciça e o vídeo apresentado foi “Você pode mudar sua Vida”, escolhido pelos próprios idosos. Na sequência, todos discutiram sobre aspectos do filme que se aplica ao cotidiano comum.
A próxima sessão já tem data e horário marcados. Será no dia 13/2, às 14h, sobre o filme “Up, altas aventuras. A Chácara do Idoso está localizada na Rua Manuel Afonso, 64, no bairro Vila Progresso. A participação é gratuita e, para fazer parte, basta ter a partir de 55 anos de idade e se cadastrar pessoalmente.
Festa Temática
Para encerrar as atividades de janeiro e comemorar os aniversariantes do mês, foi realizada uma comemoração já tradicional na Chácara, a Festa Temática que, desta vez, celebrou a cultura cigana.
Como sempre, vários aceitaram a sugestão de participar trajados a caráter. A fantasia não é obrigatória, mas acaba sendo um charme a mais nas festas. Assim, deram o ar da graça várias personagens, como a Cigana Dara, que, em uma brincadeira divertida, “leu a mão” dos participantes, oferecendo bons conselhos aos que solicitaram, o “Sidney Matagal”, em uma paródia ao cantor famoso, e as ciganas Sandra, Rosa e Madalena.
O clima, mais uma vez, foi de total descontração e muita alegria. Como convidados especiais compareceram os grupos de caminhada das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Ulisses Guimarães e Vitória Regia.
Entre as atrações, estavam também Madame Luiza, com sua bola de cristal, que “aconselhou” os convidados interessados com sua “vidência”. Karina Manelli, que encantou a todos com sua dança, e também a cigana Márcia, que estava visitando Sorocaba e levou alegria aos participantes, com a experiência da expressiva dança típica, ao som da música do grupo de violeiros da Chácara.
A festa, aliás, teve início com o grupo “Violeiros da Terra”, formado por frequentadores da unidade. Em seguida, a atração foi a dança circular, da qual todos os presentes puderam participar, ao lado do grupo coreográfico “Sonhos”, em uma bela homenagem aos aniversariantes do mês. Encerrando as apresentações, foi a vez do coral “Vozes da Terra”.
Cantinho do Relax
Outra novidade, ainda, na Chácara do Idoso é o “Cantinho do Relax” , onde os idosos podem deitar, contemplar a natureza, ler livros ou apenas conversar.
O que permitiu formar o novo ambiente foi a doação de três redes recebidas da Senhora Maria Lúcia, que foi uma das incentivadoras da criação do espaço, em conjunto com o coordenador da Chácara.
São redes grandes e confortáveis, que comportam até duas pessoas, juntas. O casal formado por Sr. José Antônio e Sra. Maria Helena, casados há mais de 20 anos, foi o primeiro a estrear a novidade, além do Senhor Carlos, por sua vez acompanhado de sua amada viola.
Já, a confecção da tenda cigana e das bandeirinhas que enfeitaram a festa foi feita pelo grupo que realiza artesanato no local.