O Sesc Sorocaba recebe a partir do dia 16/12, sexta, às 19h, a exposição Amálgama, de Michel Japs e Will Ferreira. Utilizando-se da estética tridimensional, composta por elementos que remetem ao comprimento, profundidade e altura, Amálgama conecta obras de escultura e graffiti, trazendo uma evolução à produção da dupla de artistas visuais, que sempre foi calcada em pinturas 2D.
Com a aplicação de planos distintos, cada obra passa a exercer uma camada especial com caráter setorial, permitindo com que a tridimensionalidade da exposição se efetive, tornando-se aparente. A partir da conexão desses elementos propostos por Michel e Will, o que permanece é a ideia de ampliação de nós mesmos, como na relação de criatura e criador (e vice-versa), que se configura pelo pensamento crítico sobre o espaço e suas possibilidades, como um ensaio à amplitude do ser; do existir, além de dialogar com estéticas e possibilidades para além do nosso campo de visão.
Amálgama fica em cartaz no Espaço de Exposições do 1º andar até o dia 26/3/23. As visitas podem ser feitas gratuitamente de terça a sexta, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. A classificação é livre para todas as idades.
Sobre os artistas
Will Ferreira – artista sorocabano contemporâneo, toma como matéria prima para os seus trabalhos os mais variados materiais, articulando-se entre esculturas, grafites, pinturas de cavalete e ilustrações. Sua arte questiona as relações humanas quanto ao progresso e o meio ambiente. Na maior parte, tem como suporte a tela e o acrílico, os pigmentos e o spray, incorporando muitas vezes retalhos, recortes de jornal e aplicações sobrepostas de estêncil. Técnicas próprias da pintura em tela aparecem lado a lado com características típicas da arte de rua, o que lhe confere vitalidade e contemporaneidade.
Michel “Japs” – nascido e criado em Sorocaba, teve seu primeiro contato com a arte de rua através do skate. Iniciou sua trajetória no graffiti e desenvolveu sua linguagem, que foram aperfeiçoadas posteriormente, cursando a faculdade de Design Gráfico e trabalhando com criação em agências de publicidade da região, período este, que lhe deu uma visão mais ampla das aplicações e fundamentos de sua arte. Em sua pesquisa atual, apresenta um personagem invisível de um universo utópico onde passado e futuro se misturam. Composto de seus trajes e objetos que o acompanham, esse personagem apresenta reflexões sobre o mundo digital, relações sociais e ambientais.
SERVIÇO
Exposição: Amálgama
Abertura: Dia 16/12, sexta, às 19h
Visitação: De 17/12/22 a 26/3/23. Terças a sextas, das 9h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
Grátis. Livre
Local: Espaço de Exposições do 1º andar do Sesc Sorocaba
+ informações
facebook.com/sescsorocaba
instagram.com/sescsorocaba
youtube.com/sescsorocaba
twitter.com/sescsorocaba
sescsp.org.br/sorocaba