Cultura

5 de julho de 2022

Filme ‘Curral’ abre projeto CineCafé de julho no Sesc Sorocaba

Filmes brasileiros são destaques e exibições gratuitas começam nesta terça-feira (5)

Começa nesta terça-feira (5), com o filme “Curral”, mais uma edição do projeto CineCafé, no Sesc Sorocaba, e, neste mês, o destaque fica para o cinema brasileiro. As sessões são às terças-feiras, gratuitas e sempre às 19h. Também serão exibidos “Pacarrete”, “Piedade” e “King Kong en Asunción”.

Serão apresentados quatro filmes da produção cinematográfica atual que trazem à tona temas que refletem sobre vários aspectos da sociedade brasileira, como a política inescrupulosa, a mulher e a terceira idade, o amor à arte, a opressão social causada por especulações imobiliárias de grandes empresas, entre outros.

Neste mês, a mostra conta ainda com a presença de dois diretores dos filmes apresentados para enriquecer os debates após as sessões, no Cinema em Reflexão. As exibições são gratuitas e acontecem no Teatro da unidade. Para participar, basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Programação

Nesta terça-feira (5), será exibido “Curral”, com direção de Marcelo Brennand, o filme conta a história de Joel. Ele é um advogado que está na disputa para eleição de vereadores na cidade de Gravatá, em Pernambuco. Ele decide convidar seu antigo amigo Chico Caixa (Thomás Aquino) para participar da campanha, angariando votos de um bairro simples do município através da promessa do fornecimento de água. Apesar de receoso, Chico aceita, mas se vê atravessado por forças conflitantes enquanto questiona a ética desse tipo de campanha. Classificação 16 anos.

Na próxima terça-feira (12) “Pacarrete”, com direção de Allan Deberton apresenta Pacarreta. Uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, no Ceará, uma cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo. Mas parece que ninguém se importa. Classificação 16 anos.

“Piedade” é o filme programado para a exibição do dia 19. Com direção de Cláudio Assis, o longa se passa na fictícia cidade de Piedade, a rotina dos moradores é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera, que decide expulsar todos de suas casas e empreendimentos para ter melhor acesso aos recursos naturais. Com Fernanda Montenegro e Cauã Reymond são destaques no elenco. A classificação é 18 anos.

Por fim, no dia 26, o filme “King Kong en Asunción”, com direção de Camilo Cavalcante, fecha a programação do mês. Escondido em uma região desértica na Bolívia, um velho matador de aluguel aguarda a poeira baixar após cometer um assassinato. Viajando para Assunção, no Paraguai, para conhecer sua filha, ele reflete sobre sua vida e os rumos que ele tomou para chegar aonde está. Classificação 16 anos.

Cinema em reflexão

Com Marcelo Domingues, diretor de cinema e gestor cultural, após cada sessão, acontece um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados. Neste mês, o bate-papo conta com a presença dos diretores Allan Deberton, de “Pacarrete” (dia 12/7) e Camilo Cavalcante, de “King Kong en Asunción” (dia 26/7). A participação também é gratuita, no Teatro da unidade.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555. No Jardim Faculdade. Mais informações pelo: (15) 3332-9933. (Da Redação)

SERVIÇO

CineCafé
Dias: De 5 a 26/7, terças, às 19h.
Ingresso: Grátis. Lugares limitados.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. (Cruzeiro do Sul)