Cultura

29 de junho de 2022

Nova manhã da Globo terá uma amarração maior com o jornalismo

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A Globo deve ter lá os motivos dela de chamar de “Super Manhãs” as inversões nos horários de exibição do “Encontro” e “Mais Você”, a partir da próxima segunda-feira.

Há uma expectativa natural em torno da troca de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta e Manoel Soares, assim como uma amarração maior com a programação jornalística do começo do dia. Uma troca que tem sua razão de ser.

Mas é natural também esperar por algo quase que completamente diferente do que a Fátima realizou ao longo desses dez anos, completados no último dia 25.

Erro, sim, será alterar qualquer coisa naquilo que Ana Maria Braga espontaneamente sempre fez e faz tão bem.

É isso. E só isso, porque a possibilidade de qualquer coisa se alterar na audiência nesta faixa matinal é quase nenhuma. O número de ligados, convenientemente distribuído, é o mesmo há muito tempo.

Vampira

Lis Luciddi (foto) começou a filmar como protagonista de “Sacramento do Mal”, uma trama vampiresca, novo trabalho do cineasta Lula Magalhães, com toques de ficção científica, toda falada em inglês e que se passa numa Recife futurista. O projeto faz parte da antologia “Drops from Hell”, encabeçada por Danilo Morales, que também assina um dos segmentos no longa, junto com mais seis cineastas, e aborda o universo dos vampiros.

Tira de um lado…

A partir da próxima segunda-feira, o “The Chef”, do Eduardo Guedes, ficará um pouco mais curto nas manhãs da Band. Em vez das 11h, como ainda acontece, vai terminar às 10h45.

… E põe do outro

Esses 15 minutinhos a mais serão absorvidos pelo “Jogo Aberto”, da Renata Fan. Entra nessa conta, não só o prestígio, mas também os resultados, em audiência e faturamento, que o seu programa apresenta.

Vespeiro

Renata Fan e Neto têm os seus programas esportivos estabelecidos na grade da Band. As suas forças, no campo comercial, por meio de merchandisings, são sempre respeitadas. Tanto assim que o “Boa Tarde São Paulo”, da Adriana Araújo, pensado para as 12h45, só veio a estrear às 14h.

Controle

Com toda a sua produção reativada, a Globo, entre outros cuidados, voltou a ter mais atenção também no que se refere a nomes de personagens, para evitar repetições. Há um trabalho, junto a seus autores, com o objetivo que um mesmo nome não apareça em três novelas seguidas ou simultâneas. Isso já poderá ser observado nas próximas atrações. (Cruzeiro do Sul)