Evento convida o público a refletir sobre a diversidade por meio de apresentações artísticas de diferentes linguagens
O Sesc Sorocaba promove de 25 a 28/8, diversas ações que integram a programação da Semana de Arte TRANSviada. O evento, que também acontece em outros espaços culturais da cidade, propõe olhar para a comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna por um novo prisma, com a finalidade de explorar amplamente as artes propostas, concebidas e elaboradas por pessoas trans, ou sobre pessoas trans.
Diferente da semana de 22, o momento atual propõe que as vivências das pessoas que estão à margem não sejam tratadas por artistas renomados, e sim que elas sejam as próprias autoras de suas falas, subjetividades e elaborações estético-poéticas. A diversidade será amplamente abordada, discutida e repaginada ao longo da semana, por meio das apresentações artísticas de diferentes linguagens. Será o momento de (re)pensar sobre as dinâmicas sociais a respeito das vivências que escapam do padrão, para questionarmos aquilo que é visto como “normal” e “natural”.
O evento também é uma oportunidade para refletir sobre a biodiversidade, na íntima relação do jeito como as pessoas lidam com as diferentes formas de vida que habitam o planeta. É uma maneira de conscientização e um alerta para a urgência de revisar os pensamentos e comportamentos, individual e coletivamente, para que, de fato, esse grupo de pessoas possa sobreviver enquanto espécie humana. A produção geral é de Paul Parra.
Confira a programação no Sesc Sorocaba
Teatro
O Bebê de Tarlatana Rosa
Com Rainha Kong, coletiva de Teatro
Nesta peça, o conto “O Bebê de Tarlatana Rosa”, de João do Rio, é a linha condutora do espetáculo homônimo da Rainha Kong. Mesclando a história narrada por João do Rio em 1925, o espetáculo também conta com depoimentos pessoais do elenco – todes LGBTs. Na montagem, o grupo traça um paralelo da história do começo do século com questões bastante atuais, que parecem eternas: por que ainda existem pessoas e corpos que são assassinados diariamente? Quem são essas pessoas hoje? Como são esses corpos?
A apresentação é gratuita e acontece dia 25/8, quinta, às 20h, no Teatro da unidade. Para participar, basta retirar os ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 16 anos. Lugares limitados.
Literatura
Vendo Sexo dou de graça
Com Helena Agalenéa, autora e performer
Vivência literária, afetiva e transviada. Trata-se de uma leitura em roda de contos românticos e eróticos, cujas protagonistas são travestis e bixas não-binárias. A autora e atriz conduzirá a leitura de forma intimista e sinestésica, ao trazer elementos sensoriais à roda: música, iluminação, fragrâncias e, também, toda sua feitiçaria. Os contos podem ser encontrados no livro “É também amor, amor”, livro-feitiço de amor e erotismo.
A atividade é gratuita e acontece dia 26/8, sexta, às 19h, na Sala de Oficinas da unidade. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 18 anos. Vagas limitadas.
Cinema
Laboratório Cisco – Mostra Cinema
Limiar
Direção: Coraci Ruiz | Documentário | 1h17min. | Brasil | 2020
Documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Entre 2016 e 2019, ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.
A exibição é gratuita e acontece dia 27/8, sábado, às 17h, no Teatro da unidade. Os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Classificação 10 anos. Lugares limitados.
Oficina
Oficina de Maquiagem Artística
Com Marvena Ubuntu, multiartista, autodidata, realiza ações pedagógicas através da linguagem da maquiagem artística
O corpo é um espaço moldável, quando transformamos ele, transformamos quem o manipula também. Para isso, não se precisa de muito, basta usar a imaginação. Nesta atividade, serão compartilhadas referências do mundo da maquiagem e o público participante poderá experienciar o ato de “transformar-se” para buscar sua expressão individual mais genuína. A oficina tem como objetivo expandir os significados do corpo a partir do uso de técnicas de maquiagem e caracterização, misturando cores, aplicando próteses e criando extensões sensíveis do corpo com materiais simples e acessíveis.
A atividade é gratuita e acontece dia 28/8, domingo, das 14h às 18h, no Orquidário (em caso de chuva, será na Sala 1). As inscrições antecipadas devem ser feitas em sescsp.org.br/inscricoes. Classificação 16 anos. Vagas limitadas.
SERVIÇO
Semana de Arte TRANSviada
De 25 a 28/8, quinta a domingo.
Grátis. Diversos espaços e horários.
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Recomendam o uso de máscara nas dependências da unidade.
Fone: (15) 3332-9933
+ informações?