Gustavo Russo, patrocinado pela Yzzy, número 23 do ranking mundial, e o ex-goleiro do Palmeiras e do América (MG), Jaílson Santos, venceram, no fim da tarde deste sábado, na estreia do 4º Bild RBT Series Open Resenha Beach Tennis, em Sorocaba (SP).
Russo e Jaílson derrotaram na estreia a dupla formada por Lucas Aranha e Pedro Dellanegra por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/1) 7/5. Palmeirense de coração, Russo comentou: “Tivemos um jogo duro, conseguimos vencer por 7/6 (7/1) 7/5 epara avançar para a semifinal, além da luta contra os adversários tivemos que lutar contra a chuva e nosso mental pois estávamos vencendo por 4/1 no segundo set quando começou a chover e quase sofremos a virada, porém conseguimos nos manter e fechar o jogo”, disse Russo.
“É um prazer jogar com o Jailson, é muito bom poder compartilhar a quadra e um pouco da minha experiência em quadra neste novo desafio da vida dele, estamos focados e com grandes expectativas para nossa semifinal”, seguiu o atleta. A dupla volta a jogar neste domingo contra a dupla de Cauê Morini e Leonardo Casemiro, duelo marcado para às 10h. Caso vença, jogam a final na tarde deste domingo.
Gustavo Russo começou o ano com o título do torneio BT 200 do Guarujá (SP), com pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, ao lado do paranaense Giovanni Cariani derrotando as duas melhores duplas do mundo, batendo na final os líderes do ranking, o italiano Michelle Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos em partida memorável.
Russo e Jaílson ficaram amigos há pouco tempo: “Conhecia o Jaílson apenas pela TV porque jogava no Palmeiras que é o time que eu torço. Então eu já acompanhava um pouco da trajetória dele no Palmeiras, aí um mês atrás mais ou menos ele postou um vídeo jogando Beach e eu vi e repostei desejando boas vindas ao esporte. Começamos a trocar mensagens via direct e pelo WhatsApp e combinamos de eu passar o carnaval na casa dele. Conheci ele e a família, todos muito humildes, simpáticos e educados, e receberam a mim e minha namorada super bem. Desde então fomos conversando e fiz o convite a ele pra dividir a quadra comigo nesse evento”, disse Russo.
O torneio é realizado no Resenha Food Fun Sports e tem o apoio da BSA Sports, a Beach Sports Assessoria, com transmissão em todas as quadras pelo streaming da FilmaEu através do
link https://filmaeu.com.br/live/evento.php?id=48.
Sobre Gustavo Russo
Gustavo Russo tem 21 anos completados em janeiro de 2023. Pratica o esporte desde 2012, se profissionalizou em 2017, tem o 21º lugar como o melhor ranking, em fevereiro de 2023.
Conheceu o Beach Tennis em Santos (SP) após rodar por diversos outros esportes. Foi goleiro de futebol infanto-juvenil federado pela FPF (federação paulista de futebol), mas não deu sequência. A partir dos 12 anos passou a se dedicar ao Beach Tennis integralmente.
Em 2016 disputou o Mundial juvenil (Sub-14) na Rússia onde foi vice-campeão enfrentando na final a seleção Italiana e no ano seguinte já disputou seus primeiros torneios profissionais. Em 2018 disputou o Pan-Americano juvenil (Sub-16) em Aruba onde foi vice-campeão perdendo a final para a seleção Venezuelana.
Como profissional Gustavo já obteve os seguintes resultados no circuito ITF: Campeão BT 200 do Guarujá (SP) em 2023 derrotando as duas maiores duplas do mundo; Campeão ITF(BT10) Curitiba(PR) ; Campeão ITF(BT10) Garopaba(SC) ; Vice-campeão ITF(BT10) Porto Alegre(RS) ; Vice-campeão ITF(BT50) Porto Alegre(RS) ; Vice-campeão ITF(BT200) Campina Grande(PB).