A Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais (Lisoboxe) realizará, neste sábado (14), às 14h, no Centro de Treinamento da Ghimper Academia, no Jardim Simus, a primeira etapa do processo seletivo para buscar novos atletas a fim de que participem da equipe de base para atuar em competições em alto nível.
A seletiva funciona semelhante a uma “peneira de futebol”, em que os candidatos participam de um treino simples para serem avaliados, assim como observadas as suas respectivas características. O processo é dirigido pelo professor Vladimir Godoi, fundador e coordenador técnico da entidade esportiva e idealizador do projeto Atleta do Futuro.
Nesta primeira etapa, serão analisadas questões como: disponibilidade para os treinamentos diários, comprometimento com participação nas competições, coordenação motora, capacidades físicas e disciplina. “São quesitos fundamentais para que o interessado possa realmente integrar a equipe competitiva e dar a oportunidade para a comissão técnica da Liga realizar os trabalhos necessários para o aperfeiçoamento técnico, físico e tático dos futuros boxeadores, entrando, assim, nesse seleto grupo de atletas brasileiros”, explica Godoi.
Para participar, é necessário comparecer com 10 minutos de antecedência e trajando roupa confortável, shorts ou calça esportiva, camiseta e tênis, para fazer a aula especial. Não precisa ter conhecimento profundo do boxe e nem mesmo já ter praticado antes a modalidade, basta ter entre 15 e 27 anos, vontade de competir e condições de treinar diariamente, das 13h às 15h, de segunda a sábado.
Ao todo, estão disponíveis 22 vagas, sendo 12 para homens e 10 para mulheres, respeitando as categorias de peso oficiais para as respectivas competições. A segunda fase de seleção será explicada aos aprovados logo após o término da primeira etapa. Os atletas escolhidos receberão treinamentos, uniformes e equipamentos, e participarão de competições e viagens, tudo sem custo para o boxeador, que terá de arcar apenas com as despesas de deslocamento para o CT. “Como o calendário deste ano terá muitas competições, a base precisa vir forte para manter o alto desempenho da equipe sorocabana, para que continue entre os melhores do Brasil”, pontua o treinador.
O projeto “atleta do futuro” da Lisoboxe visa à adaptação dos alunos de boxe, em grande parte do projeto social “Boxe: uma luz para o futuro”, para a equipe de alto rendimento esportivo, permitindo uma gradual familiarização com a vida de um atleta, adaptando seu corpo e mente para os treinamentos e as competições. “Todo ano realizamos esta seletiva e sabemos que muitos esperam ansiosos por esta oportunidade. Agora chegou a hora deles mostrarem o quanto querem boxear e fazer parte de uma das principais equipes de boxe do país”, conclui Vladimir Godoi.
O Centro de Treinamento da Ghimper Academia fica na Av. Dr. Américo Figueiredo, 263, no Jardim Simus.