Sorocaba sagrou-se campeã em mais quatro modalidades na 64ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo 2022, um dos principais torneios esportivos do interior de São Paulo. As partidas foram disputadas neste fim de semana (13 e 14). A cidade ficou em primeiro lugar no Xadrez Feminino, no Vôlei de Praia Masculino e Feminino e no Badminton Masculino. Além disso, conquistou o título de vice-campeã no Basquete Feminino, no Xadrez Masculino e no Badminton Feminino.
Os Jogos Regionais continuam até o dia 11 de setembro, em diferentes cidades do Estado de São Paulo. As oito regiões esportivas do estado de São Paulo competem entre si, para classificar seus atletas para os Jogos Abertos do Interior, que será realizado, em outubro, em São Sebastião. “Parabéns a todos os nossos atletas, que, mais uma vez, representaram tão bem a nossa querida Sorocaba. Todas essas equipes campeãs e vice-campeãs se classificaram para os Abertos”, declara o secretário da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Pedro Souza.
Sob o comando do técnico Luís Antônio Oliveira, o time campeão de Xadrez Feminino é formada pelas atletas: Daniele da Costa Pereira, Edinalva Cruz Luques, Edmara Pereira Ignacio Anjos, Letícia Miho Sato, Letícia Utsunomya e Regina Rodrigues Bonfim. A equipe foi a única a se apresentar no Congresso Técnico da 8ª Região Esportiva. Já, a equipe vice-campeã de Xadrez Masculino venceu o time de Avaré por 3 a 1, com os seguintes integrantes: Arnaldo Ulisses Reis, Arthur Nader Luz, José Luís Cominato Neto, Leandro Formes de Arruda, Sergio Ricardo Prosdoskimi e Valdenicio Marcelino de Lima.
Representado pela equipe ADES/Prefeitura de Sorocaba, sob o comando do técnico Leandro da Silva Sales, o Vôlei de Praia Feminino venceu os Jogos Regionais contra o time de Iperó, por 2 a 1, com as atletas Miriam Jacinta Volkweis de Castilhos, Paula Gabriela Sousa de Oliveira e Welly Cristina Pereira dos Santos. Já, o time masculino, também da ADES/Prefeitura de Sorocaba, conquistou o título ao vencer Cerquilho, por 2 a 1. O grupo é formado pelos atletas: Elzo Ramalho de Oliveira, Pedro José Feijo Torres e Tiago Rech de Castilhos.
O Badminton foi representado pela Associação Tropeiros do Badminton (ATB). A equipe masculina disputou contra Porto Feliz e foi campeã no torneio por equipes, torneio de duplas e torneio simples, com os seguintes atletas: Alexandre Branco Natucci, Evandro Felipe da Silva, Juliano Souza Moraes, Marcelo Marcomini, Renato Lucas Amaral Costa e Ricardo Nery de Castro. Já, o time de Badminton Feminino disputou com Itapetininga e ficou em segundo lugar no torneio por equipes e torneio de duplas e, em terceiro lugar, no torneio simples. A equipe é formada por Andresa Martins Facirolli, Juliana Marques Pedroso, Ketilin Micaela Bruno das Dores e Priscila de Melo Valério. O técnico dos dois times é Evandro Felipe da Silva.
Por fim, o time Pró-Esporte, que representa Sorocaba no Basquete Feminino em competições oficiais, ficou em segundo lugar, ao perder para o time de Itu, por um placar de 77 a 61. Comandado pelo técnico Marcio Antonio da Silva, o time sorocabano conta com as seguintes jogadoras: Aruzha Michaski Lima, Grazielly Alexandre de Jesus, Izabela Arnoni dos Santos, Lorena da Silva, Luana Aparecida Silva Herculano, Luize Gabrielli Postai, Monica Fernanda da Silva Nascimento, Nicole Naomi Rodrigues Massuda, Rafaelle Pereira Marciano, Rebeca Bueno de Paula e Vitória Caroline Anselmo Vieira.