Defesa Civil alerta para temporais com ventos fortes em Sorocaba

Defesa Civil alerta para temporais com ventos fortes em Sorocaba

Chuvas intensas, descargas elétricas e possibilidade de granizo são previstas até sábado

Foto: Reprodução/Jornal Cruzeiro do Sul

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para temporais em Sorocaba e outras regiões entre quinta-feira (5) e sábado (7). A previsão indica chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e possibilidade de granizo em pontos isolados.

As condições de instabilidade começam a se intensificar a partir de quarta-feira (4), com a aproximação de um sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens de chuva. As pancadas podem ocorrer com intensidade moderada a forte, inclusive durante a noite e madrugada.

O período de maior atenção será entre quinta e sábado, quando as instabilidades poderão provocar temporais irregulares, com intervalos de melhora e episódios de precipitação intensa em curto espaço de tempo. As tempestades devem ser mais intensas nas tardes e noites.

Os riscos incluem alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. Em áreas vulneráveis, há possibilidade de elevação dos níveis de rios e córregos, além de deslizamentos em encostas.

A Defesa Civil recomenda que moradores recolham objetos soltos, evitem proximidade de árvores e estruturas que possam cair, busquem abrigo em locais fechados durante descargas elétricas e não atravessem ruas alagadas. Também orienta a observar sinais de deslizamentos e a manter distância de fios elétricos caídos.

Para receber alertas gratuitos, os moradores podem enviar o CEP para o número 40199. Em emergências, os contatos são 199 para a Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Mais notícias de Sorocaba