Na última terça-feira, dia 03, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS) realizou o “Café com a Presidente”, com a presença da engenheira civil Lígia Mackey, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). O encontro aconteceu no Rooftop do Jack Pub, localizado no bairro Campolim, e reuniu engenheiros de diversas idades e especialidades, incluindo recém-formados, profissionais mais experientes e universitários, além de representantes da área de tecnologia.
Lígia Mackey, que assumiu a presidência do CREA-SP no início de 2024, aproveitou a ocasião para falar sobre os desafios e as ações da atual gestão, com ênfase na valorização da profissão e na importância de estreitar o relacionamento entre o CREA e os profissionais de todas as regiões do estado. “Na campanha, eu disse que nossa gestão seria aberta e é isso que estamos fazendo. A ideia é que os profissionais tenham total acesso ao trabalho do CREA e possam contribuir com suas sugestões para aprimorarmos ainda mais nossas ações”, afirmou Lígia.
Durante o evento, a presidente detalhou ações do CREA-SP e a relevância da AEAS, como uma das maiores associações do estado, no fortalecimento da engenharia local e no suporte aos profissionais. “A importância da AEAS é muito grande. Elas têm um papel essencial na comunicação entre os profissionais e o CREA. A nossa sede está em São Paulo, com 190 sedes espalhadas pelo estado, mas é através da associação que conseguimos chegar diretamente aos profissionais. Ela é fundamental para entendermos o que os engenheiros e arquitetos precisam em cada região, e é através desse contato que conseguimos atuar de forma mais eficiente”, destacou Lígia.
Kleber Brunheira, gerente regional do CREA-SP, também esteve presente no bate-papo e destacou o papel da fiscalização para garantir a qualidade e a segurança dos serviços de engenharia. “A fiscalização do CREA-SP busca garantir que engenheiros habilitados estejam à frente das mais diversas atividades. Com isso, temos maior segurança nas construções, no respeito às normas e no impacto ambiental das obras. Em Sorocaba, temos três agentes fiscais que trabalham diretamente com a comunidade e com os profissionais para garantir a conformidade com as normas”, comentou Kleber.
Alessandro Nogueira, presidente da AEAS Sorocaba, fez questão de ressaltar a importância da proximidade entre o CREA-SP com os profissionais locais. “A Lígia é uma presidente que conhece as dores da engenharia, pois é atuante e está no mercado. Com ela à frente, o CREA-SP evoluiu muito. Ela busca estar próxima dos profissionais e isso faz toda a diferença. Neste Café, temos engenheiros jovens, recém-formados, universitários e os mais experientes, todos conseguindo ter a oportunidade de ouvir e conversar com a presidente, isso é muito importante, tanto para a gestão dela quanto para os profissionais presentes”, afirmou Nogueira.
Ao final do evento, os participantes aproveitaram um happy hour descontraído, criando um ambiente propício para networking e interação entre os profissionais da área.